Profissionais da Educação Infantil participam de formação sobre o brincar Destaque

Formação aconteceu, nesta segunda e terça-feira (29 e 30/04), no câmpus Hortolândia do Instituto Federal

Profissionais da rede municipal de ensino participaram, nesta segunda e terça-feira (29 e 30/04), da formação “O Brincar Heurístico: explorando a criatividade e a aprendizagem infantil", promovida pela Prefeitura de Hortolândia, no auditório do Instituto Federal-Câmpus Hortolândia, na Vila São Pedro. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o objetivo do curso foi promover a aprendizagem infantil através dos chamados “princípios heurísticos”, destacando a importância da autonomia na educação das crianças.

“Na educação, os heurísticos são aplicados para promover a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo das crianças. No contexto da formação, os princípios heurísticos podem referir-se a estratégias de ensino que incentivam os pequenos a utilizar objetos do cotidiano (caixas de papelão materiais diversos) através de uma abordagem de exploração e experimentação que possibilita a autonomia das crianças, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento integral”, explicou a formadora Cristiane Farias.

Durante os dois dias, cerca de 130 professores do minigrupo, maternal e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil participaram de workshops e dinâmicas de grupo, o que permitiu a imersão no tema. De acordo com o CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, responsável pela formação, o foco foi estimular os professores a explorar novas formas de promover a autonomia e a criatividade das crianças, através de materiais diversos, reconhecendo o brincar como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral. A formação contou com a orientação dos profissionais do CFPE Cristiane Farias, Danielle Pinheiro, Fernanda Jorge, Ivone Teodora, Maybe Lordano e Michele Zampolin, além das participações especiais de Solange Cachimiro e Aldo da Silva Moura.

“A formação nos oportunizou sairmos um pouco do óbvio, para fora da caixa, e crescermos enquanto profissionais de educação. Acreditar que as crianças são potências e que essa abordagem heurística na educação infantil possibilita isso”, refletiu Márcia Santana de Souza Rodrigues, professora da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Interlagos.