Contação de história ajuda a prevenir abuso infantojuvenil em Hortolândia Destaque

Ação do “Maio Laranja”, realizada pela Prefeitura, faz parte da programação de 33 anos da cidade, celebrados neste mês

Cerca de 110 crianças de Hortolândia, atendidas por um projeto social, participaram nesta sexta-feira (03/05) da contação de histórias "Não me toca, seu boboca", promovida pela Prefeitura. A atividade faz parte da programação de aniversário de 33 anos da cidade e integra as ações alusivas ao "Maio Laranja", iniciativa que visa conscientizar a sociedade sobre a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A ação aconteceu na sede da Associação Pedra Viva Moriah, no Jd. Novo Ângulo. A entidade sem fins lucrativos, cadastrada no Bando de Alimentos, trabalha na assistência de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.

Durante a atividade, as crianças foram envolvidas em uma roda de conversa, a partir da contação da história "Não me toca, seu boboca", realizada pela supervisora educacional Solange Cachimiro. O livro foi escrito por Andrea Taubman e ilustrado pela artista Thais Linhares. De maneira lúdica, a história mostrou aos pequenos o que é a situação de violência sexual e o que fazer para evitá-la. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, responsável pela ação, esta é uma forma de oferecer segurança e informação às crianças sem perder o encantamento próprio da literatura.

A atividade foi realizada pela equipe de profissionais do departamento de Segurança Alimentar em parceria com o NEM (Núcleo Educacional Multiprofissional) de Hortolândia. Formado por profissionais de educação, psicologia e serviços sociais, o núcleo auxiliará os casos de situação de violência contra crianças e adolescentes reportados pelas escolas da rede municipal de ensino e pelas unidades contratadas pelo Programa “Bolsa Creche”.

“De forma bem didática, através da música e da contação de histórias, conseguimos dialogar com as crianças sobre esse tema tão relevante. É muito positivo ver como elas absorveram as mensagens e participaram ativamente das atividades. Essa iniciativa reflete nossa missão como profissionais de educação de garantir um ambiente seguro e acolhedor para todas as nossas crianças e adolescentes. É gratificante ver o impacto positivo que podemos ter ao abordar o assunto de uma maneira acessível e compreensível para elas”, afirmou a coordenadora do NEM, Lílian dos Santos Lima.

18 de Maio

O dia 18 de maio é conhecido como o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes" no Brasil. Essa data foi instituída pela lei 9970/2000 como uma forma de conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenir e combater a violência sexual infantojuvenil. O 18 de maio remonta ao trágico caso da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos, brutalmente assassinada em 1973, em Vitória/ES. O crime foi cometido por jovens de classe média alta e chocou o país, evidenciando a necessidade urgente de criar medidas para proteger as crianças e os adolescentes contra a violência sexual.

A campanha "Faça Bonito" é uma iniciativa que ocorre em todo o país durante o mês de maio, especialmente próximo ao dia 18. O objetivo é mobilizar a sociedade para o enfrentamento da violência sexual infantojuvenil, promovendo a conscientização, a prevenção e a denúncia de casos de abuso e exploração sexual. A campanha busca envolver diversos setores da sociedade, como escolas, empresas, organizações não governamentais e órgãos públicos, por meio de ações educativas, palestras, atividades culturais e de sensibilização, visando criar um ambiente seguro e protegido para as crianças e os adolescentes.