Hortolândia apresentará no Canadá projetos educacionais realizados em escolas da Prefeitura Destaque

Município compartilhará com comunidade científica internacional novo currículo municipal e Projeto “Escola-Outra”, desenvolvido em cooperação com a UFSCar

Hortolândia é destaque mais uma vez no cenário educacional. Dois projetos em execução na rede municipal de ensino serão apresentados à comunidade científica internacional, durante o 91º Congresso da ACFAS, que acontecerá na Universidade de Ottawa, no Canadá, entre os dias 13 a 17 deste mês. São eles o Currículo Municipal de Educação “Integra Saberes” e o projeto "Escola-Outra", desenvolvido em cooperação técnica com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Segundo informam os organizadores, a ACFAS é uma organização sem fins lucrativos que procura contribuir para o avanço das ciências em Quebec, na francofonia canadense e na cena francófona internacional. A organização surgiu em 1923 como Associação Canadense-Francesa para o Avanço da Ciência, tendo sido  renomeada Associação Francófona para o Saber entre 2001 e maio de 2019. A partir de maio de 2019, passou a se chamar somente ACFAS.

A Prefeitura enviará ao evento dois representantes da rede municipal de ensino: o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, e o diretor do Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, Aparecido Donizete Chagas de Faria. Caberá a eles falar sobre a experiência da construção coletiva do currículo municipal, documento norteador da educação no município. Quem apresentará o “Escola-Outra”, que integra o currículo municipal, será o Professor Dr. Flávio Caetano da Silva, idealizador e coordenador do Projeto no âmbito da UFSCar. As apresentações estão agendadas para os dias 13 e 14 de maio, durante o colóquio com o tema "Les pédagogies alternatives de l’école à l’université: quels invariants?". (“Pedagogias alternativas da escola à universidade: quais são as invariantes?”).

Além das apresentação no congresso em Ottawa, estão previstas também visitas da comitiva às escolas da Répaq, Rede de Escolas Alternativas do Quebec. Esta será uma oportunidade de compartilhar e discutir práticas inovadoras em educação. Segundo Moraes, Hortolândia é a única cidade da região a participar do evento.

“A importância desse espaço para Hortolândia é indiscutível, não apenas para a Educação, mas também para a cidade como um todo, que ganhou espaço em um evento de referência mundial que destaca os maiores casos de sucesso educacional e boas práticas pedagógicas. O reconhecimento de Hortolândia na construção de um currículo democrático, elaborado de forma coletiva e que reflete não só a trajetória da rede municipal de educação, mas também a história de Hortolândia, uma cidade jovem prestes a completar 33 anos, já é repleta de conquistas. Para nós, da educação municipal, é profundamente significativo apresentar nosso currículo para uma audiência global em um evento onde entidades educacionais de todo o mundo se reúnem, com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) liderando a coordenação, como principal órgão de educação das Nações Unidas. Isso reforça nossa convicção no caminho que temos trilhado. Quero  destacar o papel fundamental dos educadores, professores, gestores e demais profissionais da educação, cujo comprometimento possibilitou o reconhecimento de nossa rede educacional. Estamos empolgados e felizes por participar deste evento. Esse sucesso também é fruto do apoio do nosso prefeito municipal, Zezé Gomes, que não tem medido esforços para desenvolver ações e investimentos na educação do nosso município”, ressaltou o secretário Fernando Moraes.

Projeto Escola-Outra

A cooperação entre a Prefeitura de Hortolândia e a UFSCar na área da Educação, por meio do projeto “Uma Escola-Outra”, começou em abril de 2020 com o objetivo de promover formação continuada aos profissionais da rede municipal de Educação. O projeto atua no município em quatro frentes: formação continuada, por meio do curso de Pós-Graduação "Da Escola Pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e de trabalho”; grupo de ateliê biográfico; grupo de trabalho para acompanhar o andamento das pesquisas e projeto-piloto de intervenção pedagógica em sete escolas municipais. A quarta frente é o projeto de pesquisa, no qual profissionais da rede, professores e pós-graduandos da UFSCar, transformam as atividades desenvolvidas nas três frentes anteriores em artigos de pesquisa.

O Projeto Escola-Outra, realizado em escolas municipais, propõe mudanças na educação, considerando a criança como ser ativo no processo de aprendizagem, ao tratar as experiências e vivências dos pequeninos como parte fundamental dessa mudança. Estudioso desta teoria, o Prof. Flávio Caetano da Silva é o idealizador e coordenador do projeto Escola-Outra no município.