Notícias

Série de eventos busca fortalecer rede de proteção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes Destaque

  • Escrito por  Núcleo de Comunicação

“Hortolândia Protege” começa no dia nove, com palestra aberta ao público, e exposição de desenhos, de 16 a 18 deste mês

Durante a campanha “Maio Laranja”, de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, Hortolândia terá uma programação especial, que também integra o calendário oficial de aniversário de 32 anos da cidade. Os eventos fazem parte do projeto 'Hortolândia Protege - Minha Rede de Proteção”, promovido pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com o apoio da Prefeitura, por meio da Comissão Intersetorial de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento às Violências, que reúne servidores de diversas secretarias municipais. O projeto está alinhado com o Plano Municipal Decenal de enfrentamento às violências e a Campanha “Faça Bonito”, realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e pela Rede ECPAT Brasil.

A programação começa na próxima terça-feira (09/05), às 19h, com a palestra aberta ao público, sem inscrição prévia, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro. O tema “Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes” será exatamente pela Profa Sra. Carolina Defilippi, que já esteve no município antes, proferindo palestras sobre “Perigos online: como proteger nossas crianças?” e “Nativos digitais: educando imigrantes digitais”.

Entre os dias 16 a 18 de maio, haverá exposição de desenhos e produções artísticas feitas por crianças das escolas municipais e de Oscs (organizações da sociedade civil) de Hortolândia. A mostra aceita no Shopping Hortolândia, das 10h às 20h30. seja também contação de história, roda de conversa e exibição de vídeos e músicas sobre o tema. 

"O dia 18 de maio é uma data de luta, conscientização, mobilização e engajamento de toda a sociedade civil contra a violência sexual a crianças e adolescentes no Brasil. Além de lembrarmos de todas as crianças e os adolescentes vítimas de violência sexual, também queremos dar voz a milhares de meninas e meninos que sofrem violência diária. Esse mês é para sensibilizar, mobilizar e convocar todos para a defesa dos nossos pequenos. Por isso, em Hortolândia, cada vez mais, através do envolvimento da rede de proteção, estamos no caminho certo, construindo políticas públicas dignas e necessárias", afirma a presidente da Comissão Intersetorial de Monitoramento do plano de enfrentamento às violências à criança e ao adolescente, Jane Aparecida Nery de Carvalho.

O 18 de maio é considerado o “Dia Nacional de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantil”, em todo o Brasil. A data foi instituída pelo projeto de lei 9970/2000. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, “a escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES ). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.”

Hortolândia criou em setembro de 2021, por meio do Decreto Municipal nº 4866/2021, de 14/09/2021, o “Plano Municipal de Enfrentamento das Violências contra crianças e adolescentes” e outros dois documentos complementares: o “Diagnóstico Social da Infância e Juventude da Cidade de Hortolândia” e “Fluxo Intersetorial de Atendimento às violências contra crianças e adolescentes”. Desde então, a Prefeitura tem realizado formações sobre o tema, cuidados ao funcionalismo público e também à sociedade.

Entrar