Notícias

Hortolândia promoverá webinário com autor e pesquisador Bernard Charlot nesta quarta-feira (20/03) Destaque

Formação da série “Integra Saberes”, em forma de entrevista, é voltada a profissionais da educação da rede municipal

A Prefeitura de Hortolândia retoma, nesta quarta-feira (20/03), os webinários formativos da série “Integra Saberes”. Desta vez, a formação será em formato de entrevista com o autor e pesquisador francês radicado no nordeste brasileiro, Prof. Dr. Bernard Charlot, que será conduzida pelo  Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, do Departamento de Educação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), instituição pública de ensino superior com a qual a Prefeitura assinou Acordo de Cooperação. O debate será sobre a "Relação com o saber - uma perspectiva pedagógica para a sociedade contemporânea". 

Leia mais ...

Formação sobre educação infantil é nesta segunda-feira (18/03) Destaque

Evento de formação continuada é voltado a profissionais da educação infantil 

A Prefeitura de Hortolândia promove, nesta segunda-feira (18/03), a primeira live da série “Olhar do(a)educador(a) para o desenvolvimento psíquico dos bebês e crianças bem pequenas na creche”. A formação continuada é voltada a profissionais da educação infantil que atuam no município. O evento será transmitido ao vivo, a partir das 19h, por meio do canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube.

Leia mais ...

Estudantes municipais de Hortolândia assistem a espetáculo infantil “A Cigarra e a Formiga” Destaque

Em nova versão, peça teatral aborda a importância do trabalho e da arte

Estudantes da rede municipal de Hortolândia tiveram, nesta quinta-feira (14/03), mais uma oportunidade de aprender, por meio da linguagem teatral. O espetáculo infantil “A Cigarra e a Formiga” foi encenado para alunos do 1° ao 5° ano da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacharias Pereira Júnior, no Jd. Novo Ângulo. Realizada como parte do projeto "Hoje Tem Teatro", selecionado via Edital Paulo Gustavo, a peça busca, de maneira lúdica e divertida,  promover o acesso dos alunos à arte e à cultura. A ação beneficiou mais de 800 crianças.

O espetáculo aconteceu em três sessões, tanto no período da manhã quanto à tarde. A trama, escrita por Rita Oliveira e dirigida por Ana Clara Moreira, mergulha na essência da fábula de Esopo, atualizando reflexões sobre valores fundamentais à sociedade brasileira na atualidade, tais como trabalho, arte e respeito às diferenças. O elenco é composto por Daniel Camillo, Jade Maia e a própria Rita Oliveira. Além da cigarra artista e da formiga trabalhadora, a história traz um grilo que se considera um louva-a-Deus. As músicas foram criadas exclusivamente para a peça por Giliard Sartori. 

A narrativa se desenrola com o encontro inesperado entre esses três personagens, cada um representando diferentes perspectivas sobre o trabalho e a vida. No desenrolar da trama, após desentendimentos e momentos de humor, os personagens percebem a importância tanto do trabalho operário quanto do trabalho artístico na construção de uma sociedade.

“O teatro foi muito bom. Eu gostei das músicas e do final, que foi diferente de todas as histórias”, afirmou Alícia Vitória de Melo Santos, de 9 anos, aluna do 4° ano C. 

“Foi tudo muito legal a história e gostei muito das músicas!”, comentou o aluno  do 1° ano D, Cristiano Eduardo Felix Gonçalves, de 6 anos.

Leia mais ...

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos participam de ação para valorizar a mulher Destaque

Ação da Prefeitura, em parceria com o Fundo Social, acontece em escolas municipais até sexta-feira (15/03)

Estudantes da rede municipal de ensino, matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos), participam, nesta semana, da ação "Valorização das Mulheres", promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. A ação, que faz parte das atividades relacionadas ao Mês da Mulher, beneficiará mais de 200 estudantes da EJA. O objetivo é inspirar e motivar estudantes adultos, além de oferecer serviços de saúde e apoio social.

Leia mais ...

Oficina da Prefeitura capacita aprendizes a fazer ovo de Páscoa de colher Destaque

Moradores de Hortolândia participantes buscam oportunidade de incrementar renda familiar

Com a proximidade da Páscoa, quem confecciona produtos artesanais busca diversificar e ampliar a produção de produtos de chocolate para incrementar a renda familiar. É o caso das aprendizes que, na manhã desta quarta-feira (13/03), participaram da Oficina Culinária ‘Ovos de Páscoa de Colher', promovida pela Prefeitura de Hortolândia, na Cozinha Escola Comunitária, no Jd. Novo Ângulo. A ação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia beneficiou 24 mulheres de idades variadas, interessadas em aprender com a Chef Confeiteira Ana Beatriz Antoniel de Oliveira um pouco mais sobre as artes do chocolate.

Leia mais ...

Hortolândia lança Protocolo de atenção e cuidado à criança e ao adolescente no ambiente educacional Destaque

Evento online, transmitido por meio do canal da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, reuniu mais de duas mil pessoas, nesta segunda-feira (11/03)

Mais de duas mil pessoas, a maioria profissionais da educação, assistiram, na noite desta segunda-feira (11/03),  ao lançamento do “Protocolo de atenção e cuidado no ambiente educacional de Hortolândia à criança e ao adolescente vítima ou testemunha de violência”. Promovido pela Prefeitura, o evento foi  transmitido, ao vivo, por meio do canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube, onde a gravação está disponível para consulta. O protocolo  visa estabelecer diretrizes para a identificação e o enfrentamento de situações de violência contra crianças e adolescentes no ambiente educacional. Segundo a Secretaria, o vídeo já conta com mais de 3,6 mil visualizações, até o momento. https://www.youtube.com/@SMECTHortolandia

Leia mais ...

 Profissionais de educação de Hortolândia participam do lançamento do Projeto Gota D’Água Destaque

Neste ano, em que o projeto completa 30 anos, tema enfocado será “Justiça Ambiental e Resiliência Hídrica” 

Profissionais da educação da rede municipal de Hortolândia participaram, nesta sexta-feira (08/03), no Plenário da Câmara Municipal de Valinhos, do lançamento do Projeto Gota d'Água 2024. O evento, promovido pelo Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), reuniu mais de 80 participantes, incluindo convidados de 41 municípios da região. Neste ano, o projeto enfocará o tema "Justiça Ambiental e Resiliência Hídrica".

Leia mais ...

Prefeitura lança protocolo de atenção e cuidado, na escola, à criança e ao adolescente vítima ou testemunha de violência Destaque

Evento online, aberto ao público, será transmitido pelo canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia no Youtube nesta segunda-feira (11/03)

A Prefeitura de Hortolândia lançará, nesta segunda-feira (11/03), às 19h, o “Protocolo de atenção e cuidado, no ambiente educacional de Hortolândia, à criança e ao adolescente vítima ou testemunha de violência”. A ação busca oferecer à comunidade escolar diretrizes para, no dia a dia de trabalho dentro da escola,  identificar e enfrentar situações de violência contra o público infantojuvenil. O evento online e aberto ao público geral, será transmitido pelo canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube.

Leia mais ...

Estudantes de Hortolândia participam de espetáculo sobre mobilidade urbana e sustentabilidade Destaque

Ação da Prefeitura, em parceria da CCRAutoban, mobilizou mais de 240 estudantes na Emef Marleciene

Mais de 240 estudantes do 4° e 5° anos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, assistiram, nesta quinta-feira (07/03), à peça teatral “Ir e Vir: Cidadão Vigilante", encenada pela Companhia de Teatro Parafernália, no auditório da escola. A ação, que busca levar questões essenciais relacionadas à mobilidade urbana para estudantes da rede pública de maneira lúdica e didática, aconteceu por meio de parceria entre a Prefeitura e o Instituto CCR Autoban. 

Leia mais ...

Educação Integral beneficia mais de 5 mil crianças em Hortolândia Destaque

Modalidade é ofertada pela Prefeitura em 18 escolas municipais para estudantes do 1º ao 5º ano

Na rede municipal de Hortolândia, a educação integral avança e já beneficia mais de 5 mil crianças, matriculadas em 18 escolas próprias, onde a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia oferece o chamado primeiro ciclo do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). Nestas unidades, no período oposto ao das aulas regulares, estudantes com idades entre seis e 11 anos de idade, aproximadamente, participam de atividades artísticas e culturais, esportivas, de lazer e cidadania e até mesmo de reforço escolar. O programa foi lançado em março de 2017, na terceira gestão do ex-prefeito Angelo Perugini, em que o atual prefeito José Nazareno Zezé Gomes foi eleito vice.

Leia mais ...

Entrar