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Publicações acadêmicas sobre educação mostram frutos de cooperação entre Prefeitura e UFSCar Destaque

Trabalho da universidade federal com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia entra no terceiro ano, com resultados importantes em áreas como formação continuada, pesquisa e divulgação científica

A cooperação entre a Prefeitura e a UFScar (Universidade Federal de São Carlos) na área da Educação, por meio do projeto “Uma Escola-Outra”, tem rendido frutos importantes, que projetam Hortolândia no âmbito nacional e internacional. Um deles é o relato, em congressos e eventos científicos no Brasil e em países como França e Canadá, de pesquisas e intervenções desenvolvidas ou em desenvolvimento (veja abaixo); outro é a publicação de estudos em revistas e periódicos acadêmicos sérios. Os mais recentes datam do início deste ano e do último quadrimestre de 2022 (confira abaixo).

O projeto começou em abril de 2020, em meio à pandemia do Coronavírus e chega agora ao terceiro ano de atividades, realizadas em quatro frentes: formação continuada, por meio do curso de Pós-Graduação "Da Escola Pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e de trabalho”; grupo de ateliê biográfico; grupo de trabalho para acompanhar o andamento das pesquisas e projeto-piloto de intervenção pedagógica em duas escolas municipais, a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) São Sebastião II e a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Helena Futava Takahashi, no Jd. Campos Verdes. A quarta frente é o projeto de pesquisa, no qual os profissionais da rede, professores e pós-graduandos da UFSCar, transformam as atividades desenvolvidas nas três frentes anteriores em artigos de pesquisa.

No âmbito da UFSCar, a cooperação técnica é desenvolvida pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, do Departamento de Educação. Na esfera municipal, o projeto iniciou com coordenação do Departamento de Ciência e Tecnologia e, a partir deste ano, passa a ser coordenado pelo CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”. 

“O projeto Escola-Outra, realizado em Hortolândia, com perspectivas de ampliação para outras escolas do município e para outros municípios e estados do Brasil, está traçando uma trajetória de aprofundamento da experiência da formação continuada, no trabalho em conjunto entre a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia e a UFSCar, o que muito nos alegra. Esperamos que da experiência resulte a constituição de uma Rede de Escolas-Outras, na qual, encontra-se a gênese de uma Escola-do-Saber que procura focar nas vidas de seus participantes e nas potencialidades tanto dos profissionais da educação, quanto das crianças e jovens participantes do projeto”, explica o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva.

Formação continuada de qualidade

Firmada a cooperação, o passo inicial foi a oferta da primeira turma do curso gratuito de pós-graduação aos profissionais da rede municipal de ensino. De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a proposta é, em conjunto com a UFSCar, promover formação continuada de excelência aos profissionais da Rede Municipal de Educação de Hortolândia, sejam eles educadores infantis e professores, sejam coordenadores pedagógicos, diretores e assistentes de direção, agentes educacionais e demais servidores da educação. A formação é voltada ao estudo das relações com o saber e com a instituição no âmbito de seus projetos de vida e de trabalho, estabelecendo etapas de elaboração de projeto de intervenção junto aos formandos do curso.

Nas duas primeiras ofertas da Pós, 296 profissionais da Educação inscreveram-se, sendo que, destes, 122 concluíram todas as oito disciplinas, dentre elas a de elaboração do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Na terceira oferta, que vai de 2022 a 2023, há 169 matriculados, sendo 21 profissionais de escolas contratadas pela Administração Municipal, por meio do Programa Bolsa Creche. 

Quem coordena o curso de Pós é o Prof. Dr. Roberto Marcos Gomes de Onófrio que realiza, em conjunto com a equipe assistente, os professores municipais Aldo da Silva Moura, Fabrina Terezinha Falaguasta Barbosa Scaglia e Maria Eunice Rodrigues Lee, todo o trabalho de gestão e administração das turmas, além do trabalho de comunicação e orientação dos cursistas. Eles trabalham em cooperação direta com outros servidores da Educação, que atuam de maneira voluntária como professores, coordenadores, orientadores e pesquisadores, bem como profissionais da educação nas duas escolas municipais participantes do projeto-piloto. 

“Hortolândia sempre valorizou a formação de seus educadores e, ao firmar o termo de cooperação com a UFSCar, estabelecemos uma parceria que vem somar conhecimento e contribuir significativamente ao trabalho de excelência que nossos profissionais da Educação já desenvolvem visando melhoria da qualidade da aprendizagem de nossas crianças. Nossos educadores se tornam protagonistas de suas histórias, tendo vários cursistas já publicado seus artigos em revistas de grande renome da educação brasileira, o que muito valoriza seus currículos trazendo grande experiência e aprendizagem”, ressalta a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Jane Ap. Nery de Carvalho.

“O termo de cooperação técnica visa oferecer e expandir os conhecimentos acadêmicos e possibilidades de atuação prático-pedagógica-reflexiva diante dos novos e constantes paradigmas sociais, educacionais e culturais que nos convidam a pensar sobre a necessidade de ressignificar uma escola outra, no qual, todos os atores nela envolvidos: crianças, professores, educadores, gestão escolar, famílias e comunidades sejam desafiados ao pertencimento e protagonismo deste local de aprendizagem. Uma das importantes potências desta formação é a produção intelectual de artigos acadêmicos que permite a circulação e a articulações entre práticas e teorias de modo a possibilitar novos arranjos, organizações e reflexões acerca dos desafios e conquistas emanadas do trabalho na escola”, complementa o Supervisor Educacional do Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, Aparecido Donizete Chagas de Faria.

Divulgação Científica 

Ao longo do curso de Pós-Graduação, os cursistas passam por oito disciplinas. As aulas proporcionam aos alunos o contato com o método científico e auxiliam na elaboração do projeto de pesquisa, em que podem exercitar a escrita acadêmica. O fruto das pesquisas, definidas e elaboradas pelos próprios cursistas, resultam em artigos acadêmicos que, após processo rigoroso de avaliação de banca especializada, são publicados em revistas científicas. 

Na primeira e segunda ofertas do curso da Pós, 122 profissionais de educação finalizaram o curso. Destes, houve 11 artigos aprovados e publicados em revistas científicas, nove estão aprovados e aguardam publicação e 14 estão em processo de avaliação. O uso das tecnologias em ambiente escolar nos tempos de pandemia, a formação de professores, a avaliação formativa e o papel social da escola na educação estão entre os temas abordados pelos cursistas em seus “papers”. A terceira turma do curso da Pós ainda vai iniciar o trabalho final. Os trabalhos já publicados estão listados na página do projeto Escola Outra através do link: https://escolaoutra.com.br/wp/artigos/

“As pessoas pensam que fazer ciência é apenas coisa de laboratório, mas não se resume a isso. Todos que estão dentro da universidade fazem ciência. Eles aprendem a pensar o método científico e a escrever. Então a gente leva esse pensamento científico que faz parte do que se espera da formação do professor, que ele tenha esse olhar também para a sua própria aula, de pensar os seus projetos, de conseguir avaliar e olhar o aluno de outra forma. A questão do processo de escrita faz com que eles reflitam muito sobre essas questões técnicas que são fundamentais na ciência. Além disso, eles se aprofundam muito em algumas temáticas que são importantes e fazem parte do que eles vivenciam em sala de aula”, ressalta o Prof. Dr. Roberto Marcos Gomes de Onófrio, professor da rede municipal de ensino, coordenador do curso de Pós e responsável por ministrar duas disciplinas da Especialização.

“É super importante essa publicação, em especial porque nós temos muitos pesquisadores na rede de educação municipal de Hortolândia. São educadores, professores e profissionais que se comprometeram também com a vida acadêmica, que têm uma dedicação às suas experiências do cotidiano, às estações de vivências da aprendizagem, dos seus percursos pedagógicos. Essas publicações científicas são de suma importância para aperfeiçoar, até pra que a gente possa promover também políticas públicas com boas práticas de educação. Tudo o que envolve a ciência, em especial na educação, é especial, cria um diferencial de um trabalho apurado, um trabalho experienciado, testado e laboratoriado”, ressalta o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Para os profissionais da Educação participantes, a experiência proporcionada pelo projeto é transformadora.

“O curso me ofereceu novos conhecimentos e me possibilitou ter um olhar diferenciado para a educação. Aprendi novas formas de trabalhar com as crianças, aprendizado que tento colocar em prática todos os dias. Todas as disciplinas foram enriquecedoras ao meu ver, cada uma com sua particularidade e as discussões oferecidas em cada uma delas nos fazia pensar e repensar todo o nosso trabalho. Meu projeto de pesquisa foi se desenhando e crescendo a cada disciplina e a cada uma das discussões. Depois de estudar Foucault e toda a problemática do fracasso escolar, fiz minha auto narrativa baseada nisso, no que me levou ao artigo sobre esse tema. Foi uma verdadeira surpresa quando fui informada da publicação e fiquei muito feliz, realizada e com vontade de ir além. Super indico o curso e incentivo as pessoas a fazerem”, afirma a educadora infantil e aluna do curso da UFSCar, Rubia Maria Moreira Andrade Uliana.

“Logo no início do curso, já era possível perceber a preocupação dos (as) professores(as) responsáveis pelas disciplinas e pelo modo de interação do idealizador dessa proposta outra, o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, que juntos(as), mostravam escuta atenta diante dessas necessidades dos(as) cursistas, e também, com a produção textual/acadêmica que nós desenvolvíamos, por meio das problematizações das disciplinas. Experiências que envolviam os saberes dos(as) cursistas em suas diversas áreas de atuação no campo educacional e as fundamentações teóricas dessas disciplinas do curso. Penso que essas condições formativas são promissoras para quem pensa em investir em formação e não pode deixar de lado as demandas da vida profissional e pessoal. Para além dessas, submeter os trabalhos produzidos nesse curso torna-se condição importantíssima. É publicizar parte de nossos saberes, conhecimentos de quem está e tem lugar de fala nesse campo educacional”, afirmou o professor de Educação Física, aluno da turma 1 do curso de pós-graduação e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, Rodrigo Cambiaghi.

Veja os congressos em que o projeto “Uma Escola Outra” foi apresentado:

1.Comunicação Oral, realizada na Universidade do Quebec, Montreal, Canadá, em maio de 2022. O projeto Escola-Outra foi apresentado no âmbito do evento, que contou com representantes do projeto “Escolas Alternativas do Quebec” (REPAQ -Rede de Escolas Alternativas do Quebec). Havia representantes dessa rede de escolas do Canadá bem como de escolares com projetos similares, da França e da Bélgica. No evento, o projeto desenvolvido em Hortolândia passou a ser conhecido nesses países.

2.Mesa sobre as atividades do projeto, no Seminário Internacional “Mentoria de diretores escolares”, realizado em junho de 2022, em Brasília, DF. O evento contou com a presença do Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, e representantes das escolas-piloto de Hortolândia – participantes do projeto. Na ocasião, o projeto foi apresentado a representantes escolares e de redes de educação de todos os Estados do Brasil.

3.Comunicação Oral intitulada “Círculo de conversa Dispositivos (auto)biográficos com estudantes universitários: pesquisa-formação em rede”, no evento internacional Universidade Estadual da Bahia / UNEB, em setembro de 2022, voltado para projetos desenvolvidos nas temáticas de biografias como processos de formação, promovido pelo GIS (Grupo de Interesse Científico) ligado à Universidade Paris 13 Nord. Foi exposta a trajetória do projeto realizado em Hortolândia, no âmbito da Escola-Outra.

4.CIEP 175, em São João do Meriti, RJ, no evento intitulado “X Seminário de Formação de Práticas Pedagógicas “Kindezi”, em outubro de 2022. A convite da direção da escola, houve a apresentação do projeto Escola-Outra, realizado em Hortolândia. A equipe escolar buscava detalhes do projeto, pois estava interessada em conhecê-lo e já considerando aderir ao mesmo.

5.Simpósio, voltado a exposições orais, sobre o Projeto Escola-Outra, no âmbito de evento internacional, denominado “Le Paradigme du Biographique à L’ère de L’anthropocène”, na Maison de La Science de L’Homme, entidade vinculada à Universidade Paris 13, Nord, na cidade de Paris, França, em fevereiro de 2023. Houve comunicações orais, nas quais o Projeto Escola-Outra foi o centro das temáticas.

 

Confira os artigos oriundos do curso de pós e do projeto Escola-Outra, de 2021 a 2022, já publicados:

CAMBIAGHI, Rodrigo; ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes. Ateliês biográficos de projeto: uma possibilidade presente nas aulas de educação física escolar na rede pública de ensino. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 54-71, setembro-dezembro/2022.

LUZ, Ana Carolina Galdino; Silva, Flávio Caetano. O eu, o outro e o nós: mobilizações e inspirações no contexto escolar. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 43-53,setembro-dezembro/2022.

MACEDO, Fabiana de Carvalho; NOVAES, Daniel. A relação entre o brincar e o aprender na educação infantil: formas outras de imaginar e criar em tempos de habilidades e competências. Revista Linha Mestra, n 48, p. 103-113, set-dez 2022 

MEDEIROS, Yuri Diogo de; ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes de. Um olhar do zelador: a subjetivação, a normatização e a situação de fracasso escolar. Educação em Revista, V.22, nº 2. 2021.

NASCENTE, Renata Maria Moschen; BREDA, Alice Cristina. O papel social da escola na educação: do controle ao respeito integral do saber. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 35, p. 251-260, maio-agosto/2022.

ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes. A narrativa autobiográfica na formação docente. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 83-94,setembro-dezembro/2022.

POLVERE, Susimara de Souza. ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes de. A tecnologia no ambiente escolar em tempos de pandemia. Educação Básica em Revista, V. 7, nº 1, 2021

RIBEIRO, Leni da Silva; MATTOS, Hellen Cristina Xavier da Silva. Um estudo da arte sobre a trajetória escolar e a prática pedagógica. Revista Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 10, n. 22, p. 341-360, jan./mar. 2023 

SCAGLIA, Fabrina Terezinha Falaguasta Barbosa; SILVA, Viviane Cardoso. Formação de professores: a relação do saber teórico na prática educativa. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 18-29, setembro-dezembro/2022.

SILVA, Mariette Mari Fanton. A Relação com o saber: ações de docentes e gestores para uma aprendizagem efetiva. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 35, p. 261-279, maio-agosto/2022. 

SILVA, Flávio Caetano da. Saberes dos diretores e a cultura colaborativa. (p.65-78) in: Mentoria de diretores de escola: orientações práticas. Maria Cecília Luiz [Org.].São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

SILVA, Flávio Caetano da. As figuras do aprender de diretores e a Escola-Outra (p.99-116) in: Mentoria de diretores de escola: orientações práticas. Maria Cecília Luiz [Org.].São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

SILVA, Flávio Caetano; RODRIGUES, Fabiana da Silva Santos. Biografia e formação na escola pública. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 03-17, setembro-dezembro/2022.

SOUZA, Evelyn de Oliveira; ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes de. Avaliação formativa e sua contribuição para os alunos com baixo rendimento escolar. Cadernos da Pedagogia, v. 15, n. 33, p. 31-44, setembro-dezembro/2021.

ULIANA, Rúbia Mara Moreira Andrade; BATISTA, Raquel Aparecida. Fracasso escolar: de que é a culpa. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 72-82, setembro-dezembro/2022. 

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Mais de mil internautas participam de webinário da Prefeitura de Hortolândia Destaque

Evento remoto, nesta quarta-feira (15/03), enfocou a gestão pedagógica do currículo

 

Mais de mil internautas acompanharam ao vivo, na noite desta quarta-feira (15/03), o webinário "A Gestão Pedagógica do Currículo: o acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem e a articulação com o Projeto Pedagógico”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. Mediado pelo Supervisor Educacional Donizeti Chagas de Faria, o encontro reuniu as consultoras convidadas Sonia Larrubia, pedagoga com mestrado em Psicologia da Educação, e Anita Viudes C. Freitas, mestre em educação e especialista em desenvolvimento infantil. O evento foi gravado e pode ser visto no acervo da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Para assistir, basta clicar aqui. O webinário faz parte da série “Integra Saberes”, voltada aos profissionais da rede municipal de ensino e aberta ao público geral. 

“É uma alegria e satisfação contar com a presença de vocês, que estão conosco nessa jornada tão rica que temos trilhado juntos, que é a discussão do nosso Currículo Municipal Integra Saberes. Desde 2021, contamos com a assessoria do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA), liderado pelo professor César Callegari, que nos auxilia nessa construção. O Currículo Municipal Integra Saberes é fruto, sobretudo, do trabalho autoral de todos os nossos profissionais de educação. Então, quero aproveitar o momento para agradecer e parabenizar mais uma vez cada um que participou e continua contribuindo para essa grande conquista da nossa rede de educação”, destacou Renato Muccillo, secretário adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia.

As convidadas apresentaram uma reflexão sobre os principais pontos e desafios presentes na construção e implantação do currículo municipal Integra Saberes na etapa da Educação Infantil. Elas relembraram todo o processo, reuniões e encontros formativos, que levaram à construção coletiva do documento e apresentaram os próximos passos dessa etapa de construção. 

“Se era um desafio importante agora é um desafio ainda maior, pois o que a gente precisa é transformar todas as contribuições, concepções e princípios que foram colocadas no currículo em prática educativa. Dessa forma, podemos refletir e nos voltar para as práticas cotidianas que são desenvolvidas nas escolas porque elas são parte do currículo e devem estar explicitadas no projeto político pedagógico”, afirmou Sonia Larrubia. 

Ao longo do ano, todos os profissionais de educação, professores, educadores, gestores educacionais, participarão de uma série de formações e webinários para discutir e se aprofundar em temas que ajudarão a colocar o currículo em prática. Entre os temas que serão abordados nas formações estão: Identificar quais as concepções de criança e infância estão presentes nas práticas pedagógicas, O que devemos observar em nosso planejamento?, A importância da organização dos espaços, tempos e materiais, A importância da observação, registro e escuta para a criação de um currículo que contemple os direitos de aprendizagem dos bebês e crianças. 

“Esses espaços de formação, essas discussões coletivas são, na verdade, um convite para a gente desviar os cursos pré definidos e nos aventurarmos por outros caminhos, pois a ideia é que seja feito assim. O Currículo sempre estará em movimento, sendo visto e revisto, construído e desconstruído”, ressaltou Anita Viudes. 

Currículo Municipal Integra Saberes

O currículo próprio para a rede municipal de ensino, baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), está em construção, com a participação dos profissionais da área. A primeira versão, compilada por consultoria contratada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, está em fase de leitura e reflexão. 

A medida beneficia diretamente mais de 26 mil alunos matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e integra a atual proposta da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que tem como lema "Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade".

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Gestão pedagógica do currículo é tema de webinário gratuito em Hortolândia Destaque

Evento remoto, aberto à comunidade, é promovido pela Prefeitura nesta quarta-feira (15/03)

 

A Prefeitura de Hortolândia promove, nesta quarta-feira (15/03), às 19h, webinário sobre “Gestão Pedagógica do Currículo: o acompanhamento dos processos de ensino aprendizagem e a articulação com o Projeto Pedagógico". Embora voltado a profissionais da educação que atuam no município, o evento remoto e ao vivo, é gratuito e aberto à comunidade em geral. Não é necessário se inscrever previamente para participar. 

Para assistir à transmissão da série “Integra Saberes”, basta acessar o canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube.

O tema será abordado por duas convidadas: Sônia Larrubia, pedagoga com mestrado em Psicologia da Educação, e Anita Viudes C. Freitas, mestre em educação e especialista em desenvolvimento infantil. Segundo o Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, responsável por organizar o webinário, o objetivo é promover a formação continuada dos professores e profissionais da Secretaria, bem como levar os participantes a refletir sobre o tema, potencializando reflexões e discussões de relevância social e pedagógica, a partir de conteúdos que constituem o Currículo Municipal - Integra Saberes.

Profissionais da rede municipal de Educação participantes poderão solicitar a emissão de certificados durante as palestras, por meio do link disponibilizado em cada dia do evento.

SERVIÇO:

webinário: “A Gestão Pedagógica do Currículo: o acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem e a articulação com o Projeto Pedagógico”

Data: quarta-feira, 15/03/2023

Hora: 19h

Local: canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube

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Prefeitura promove semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) Destaque

Palestras e ações sobre segurança do trabalho começam no dia 20 deste mês para os profissionais de Educação

Cerca de 2 mil profissionais de educação da rede municipal de ensino de Hortolândia participarão, na próxima semana, da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). A semana dedicada à prevenção de acidentes será híbrida, com atividades online no canal da Secretaria de Educação, programação Ciência e Tecnologia, no Youtube e palestras presenciais no Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire e no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim Professora, no Remanso Campineiro. O objetivo é conscientizar os servidores sobre a importância da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e da participação nas ações propostas pela comissão.

O ciclo de atividades, que vai de 20 deste mês e se estende até o dia 19 do mês de abril, é restrito aos servidores da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Todos os profissionais de educação, diretores, assistentes de direção, coordenadores pedagógicos, professores, educadores infantis, entre outros, vão participar das atividades da SIPAT seguindo o cronograma que será encaminhado para as unidades escolares (veja abaixo). Os encontros online serão realizados no canal da Secretaria da Educação, no Youtube, através do link . Não é necessário realizar inscrição. 

Sipat 2023 

As Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) 2023-2024 da Prefeitura de Hortolândia voltam a promover, neste ano, a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) de forma presencial. As ações educativas junto ao funcionalismo municipal foram temporariamente suspensas, em razão do isolamento social e de outras medidas sanitárias trazidas pela pandemia no Coronavírus, iniciadas no Brasil em março de 2020.

A Sipat 2023 terá dois ciclos de palestras. O primeiro vai de 22 a 24 de março, com eventos diários a partir das 8h30, no estacionamento interno do Paço Municipal “Palácio das Águas”, localizado na Rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, em frente ao Protocolo Geral. As palestras serão conduzidas por equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana, pela brigada local do Corpo de Bombeiros e pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)-Hortolândia. Embora voltados aos servidores, os eventos são abertos à comunidade em geral. 

O segundo ciclo é restrito aos servidores da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia com cronograma de atividades encaminhados para as unidades escolares (veja abaixo) e no canal da Secretaria da Educação, no Youtube, através do link .  

O tema das palestras será: "Saúde Mental e o Bem-estar no Ambiente de Trabalho".

SIPAT – Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia – 2023

Data

Horário

Público

Local

       

20/03

19 às 20h

Professores PIII e EJA.

Atividade remota: link

(Canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia) 

22/03

19 às 20h

Professores / Profissionais da Educação Especial / CIER e Educadores Infantojuvenis + os ingressantes da chamada de Concurso Público de Fevereiro/2023

Atividade remota: link

(Canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia) 

23/03

08 às 09hs

Diretores Escolares da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

27/03

08 às 09hs

Professores de 1º Anos – Manhã.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

27/03

13 às 14h

Professores de 1º Anos – Tarde.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

27/03

19 às 20h

Educadores Infantis com HTPC na 2ª Feira.

Atividade remota:  link

(Canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia) 

28/03

08 às 09hs

Professores de 2º Anos – Manhã.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

28/03

13 às 14h

Professores de 2º Anos – Tarde.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

28/03

19 às 20h

Educadores Infantis com HTPC na 3ª Feira.

Atividade remota:  link

(Canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia) 

29/03

08 às 09hs

Professores de 3º Anos – Manhã.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

29/03

13 às 14h

Professores de 3º Anos – Tarde.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

29/03

19 às 20h

Educadores Infantis com HTPC na 4ª Feira.

Atividade remota:  link

(Canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia) 

30/03

08 às 09hs

Professores de 4º Anos – Manhã.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

30/03

13 às 14h

Professores de 4º Anos – Tarde.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

30/03

19 às 20h

Educadores Infantis com HTPC na 5ª Feira.

Atividade remota:  link

(Canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia) 

31/03

08 às 09hs

Professores de 5º Anos – Manhã.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

31/03

13 às 14h

Professores de 5º Anos – Tarde.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

01/04

09 às 10hs

Equipe do Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

04/04

08 às 09hs

Professores de Mini Grupo + Maternal – Manhã.

Auditório da EMEF Marleciene Priscila Presta Bonfim.

04/04

13 às 14h

Professores de Mini Grupo + Maternal – Tarde.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

05/04

08 às 09hs

Professores de Jardim I – Manhã.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

05/04

13 às 14h

Professores de Jardim I – Tarde.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

06/04

08 às 09hs

Professores de Jardim II – Manhã.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

06/04

13 às 14h

Professores de Jardim II – Tarde.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

12/04

13 às 14h

Assistente de Direção da Educação Infantil e Ensino Fundamental / EJA.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

18/04

08 às 09hs

Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

19/04

08 às 09hs

Coordenação Pedagógica da Educação Infantil.

Centro de Formação dos Profissionais em Educação - Paulo Freire.

 

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Univesp forma primeiras turmas em Hortolândia Destaque

Evento, na noite desta quinta-feira (09/03), contorno com a presença do prefeito Zezé Gomes

 

Vinte estudantes do polo Hortolândia da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), instituição pública de ensino superior parceira da Prefeitura, colaram grau, na noite desta quinta-feira (09/03). Eles são originários das primeiras turmas abertas na cidade, em cinco cursos: Pedagogia, Matemática, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção e Tecnologia da Informação. A primeira cerimônia de  formação , em março de 2022, conto exclusivamente com alunos de Matemática e Pedagogia.

A cerimônia aconteceu no auditório da Etec (Escola Técnica Estadual Centro Paula Souza), no Remanso Campineiro, onde funciona o polo da Univesp. O evento contorno com a presença de cerca de 70 pessoas. Além de familiares e amigos, também estiveram presentes o prefeito José Nazareno Zezé Gomes; os secretários Renato Muccillo (adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia) e João Pereira da Silva (titular de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação); e o Diretor da Etec de Hortolândia, Prof. Mestre Renato Willian Martins de Oliveira. A Diretora Acadêmica Simone Telles, representante da Univesp, participou por meio de videoconferência. A cerimônia foi retransmitida no  canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia  sem Youtube. 

“Uma das grandes conquistas para Hortolândia nos últimos anos foi a instalação do Polo da Univesp. Passados ​​alguns anos, hoje temos a grata grata de participar da formação dos primeiros formandos. A universidade transforma vidas e, sem dúvida, a conquista individual de cada um dos formandos deve ser exaltada. Parabéns a todos! Saibam que estamos trabalhando para garantir novos cursos de capacitação profissional. A Educação é transformar e buscar sempre o melhor para a comunidade é o nosso grande objetivo”, afirmou Zezé Gomes.

As turmas iniciaram o percurso formativo em 2018 e reúnem, no total, 12 alunos de Engenharia de Produção, dois de Engenharia de Computação, dois de Matemática, dois de Pedagogia e dois de Tecnologia da Informação. 

“Essa não é a minha primeira escolhida. Já passei por esse momento muitas vezes e todos são diferentes, o sentimento nunca é igual. Os desafios são até chegar aqui, mas acreditamos que é possível quando iniciamos e chegamos nesse ponto. Não chegamos sozinhos, os professores, amigos, colegas e os nossos animais de permaneceram juntos nessa jornada. A formação pode representar um ponto final neste ciclo, mas, na verdade, marca mais um novo início. Uma nova jornada que vamos enfrentar com todo o conhecimento e experiência que o curso desejou”, afirmou Antonio Carlos Lepri Junior, formando do curso de Matemática.

“Temos muita satisfação e alegria de fazer parte dessa conquista e ver que todo o nosso trabalho, os nossos esforços valeram a pena para vocês realizarem um sonho. Seja o sonho de uma primeira seguidora, segunda ou uma terceira, não importa. Vocês estão realizando um sonho de vida que vocês pensaram lá atrás. Que sejam muito felizes”, enfatizou Muccillo vocês.

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Profissionais da educação participam de formação sobre Robótica Educacional Destaque

Ação visa ampliar projeto Robótica Educacional nas escolas da Prefeitura de Hortolândia

 

Cerca de 30 profissionais da rede municipal de educação de Hortolândia participaram, nesta terça-feira (07/03), do primeiro dia da semana de formação sobre o Projeto Robótica Educacional. A ação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia visa à ampliação do projeto nas 60 unidades escolares da Prefeitura, o que beneficiará diretamente cerca de 26 mil alunos.

As formações acontecem no CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire), no Remanso Campineiro, e serão disponibilizadas, até o fim do mês de abril, por grupos de trabalho. Nesta primeira semana, são voltadas a gestores escolares (diretores, assistentes de direção, coordenadores pedagógicos) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Nas próximas semanas, serão ofertadas a professores do Jardim I e II da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. 

Divididos por turmas, os profissionais são apresentados ao projeto e têm o primeiro contato com os materiais utilizados nas atividades de robótica. Nas aulas do Ensino Fundamental, são usados kits da empresa Alpha Mecatrônica, composto por peças e placas de alumínio recicláveis, rodas de plástico com pneus emborrachados, motores, baterias e sensores de luz, temperatura, ruído, cor e distância, dentre outros itens. Já no Infantil, os profissionais conhecerão o ROB, um pequeno robô que estimula a aprendizagem e lógica de programação de maneira lúdica, incentivando também a criatividade das crianças.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as formações fazem parte da etapa inicial que busca ampliar e levar o projeto de robótica para todas as 60 unidades escolares da rede municipal de Hortolândia. Após a formação, caberá aos profissionais de educação ministrar aulas de robótica educacional nas escolas. Além do conhecimento adquirido através das formações, eles terão ajuda dos multiplicadores, grupo de professores capacitados para orientar os demais da rede pública.

No ano de 2022, o projeto Robótica Educacional foi realizado em oito escolas da rede municipal beneficiando cerca de 3.164 alunos do Ensino Fundamental, em turmas do 1º ao 5º ano que oferecem o Programa de Educação Integral. O projeto, de iniciativa da própria Prefeitura, busca promover nos estudantes habilidades como criatividade, experimentação, trabalho em equipe, dentre outros.

“Estamos implantando, neste ano, em todas as Emefs e no Jardim I e II da Educação Infantil da rede municipal de Hortolândia o projeto Robótica Educacional. Os materiais, como livros, computadores e kits de robótica estão sendo distribuídos nas escolas. No início de março, demos o pontapé inicial para as formações. Todos os gestores e professores passarão por formação para melhor desenvolvimento do projeto nas unidades escolares. A robótica educacional é uma ferramenta pedagógica de aprendizagem e também uma metodologia que permite aos alunos a construção do próprio pensamento e conhecimento através de resolução de problemas que vão desde montar o robô ROB na educação infantil até o robô zero no Ensino Fundamental. A ferramenta desenvolve autonomia, trabalho em equipe, organização do espaço e reconhecimento de conceitos importantes tais como: ‘por favor’ e ‘muito obrigado’, pois sem eles, a programação não se inicia e nem se encerra. Esperamos com o ensino da robótica educacional não só formar programadores, engenheiros ou amantes da mecatrônica, mas sim mentes criativas e inovadoras capazes de transformar a sociedade em que vivem”, afirma a diretora de Ciência e Tecnologia, Jane Aparecida Nery de Carvalho.

“A robótica é uma grande novidade no nosso Currículo Municipal, quando a gente fala em trabalhar o eixo de tecnologias voltadas para o aprendizado da criança. É fato que o período de pandemia demonstrou as suas urgências e trouxe luz à necessidade de pensar as tecnologias educacionais como parte integrante da formação do aluno, em especial na primeira infância e educação básica, e pensar para além, para as transformações que ainda vamos ver. A aquisição da robótica é super importante para que a gente possa influenciar outras áreas do conhecimento. Trabalhar a robótica para raciocínio lógico na matemática, no trabalho em equipe, na solidariedade, no amadurecimento da escuta da criança, trabalhar no diverso. Essa formação com os profissionais só tem a acrescentar muito no aperfeiçoamento pedagógico, para que assim possamos alcançar os resultados que tanto esperamos com o Currículo Municipal, um estudante com autonomia, com capacidade de raciocínio, de leitura social e de reconhecer que há muita dignidade nas diferenças”, ressalta o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.  

O que é Robótica?

Segundo o Museu Espaço Ciência, órgão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco,“Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação direcionada às pessoas (Seres Vivos)”.

Já para o NIED (Núcleo de Informática Aplicada), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), “situações específicas de aprendizagem podem ser criadas a partir do uso de dispositivos robóticos integrados a outros recursos digitais". Nestes espaços a Robótica Pedagógica tem sido empregada como ferramenta auxiliar para se enriquecer e diversificar a forma como se ensina conceitos científicos tanto no contexto de sala de aula para aprendizado interdisciplinar de conteúdos curriculares quanto em uma fábrica no aprendizado, por exemplo, de princípios de automação”.

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Programa Proerd reinicia atividades na rede municipal de Hortolândia (08/03) Destaque

A partir de maio, programa terá versão kids para atender crianças mais novas

 

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizado pela Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura, retomou as atividades em Hortolândia, neste ano, com uma novidade: a partir de maio, atenderá também outros estudantes da rede municipal de ensino. É o Proerd Kids, versão infantil do programa, que apresentará diversos temas ligados à cidadania, de forma lúdica e didática a crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, inicialmente, o Proerd Kids atenderá cerca de 190 alunos dos 3º anos, em duas unidades: as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Jardim Primavera e Boa Esperança. O objetivo é conscientizar as crianças sobre a responsabilidade de solicitar ajuda em casos de emergência, mostrar a vantagem de obedecer às regras e às sinalizações de trânsito, o perigo de ingerir produtos não alimentares, a importância de observar o que acontece à sua volta, como agir quando estranhos se aproximam, como descobrir os próprios sentimentos e como controlá-los, aprendendo técnicas para reagir de maneira segura às provocações dos colegas. A proposta é oferecer a crianças desta faixa etária um formato de trabalho diferenciado e mais lúdico que o tradicionalmente trabalhado com as crianças de mais idade, adequado a alunos mais novos, explica a coordenadora pedagógica, Carla Borrego Varani.

“O projeto é um trabalho de grande importância, pois os temas trabalhados são atuais e necessários para o desenvolvimento dos nossos alunos. Agradeço mais uma vez a parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Educação, que pode proporcionar sempre o melhor aos nossos alunos”, ressalta Carla.

“Estamos felizes de realizar o projeto em conjunto com a Prefeitura em mais um ano e agora de forma ampliada. Vamos iniciar o projeto Proerd kids, com novos e diferentes temas que buscam não só trazer informações importantes para manter as crianças seguras, como também objetivam ajudá-las a lidar com situações do dia a dia”, afirma o Cabo Michel Henrique Hespanhol, voluntário do programa. 

Conheça o Proerd

As atividades do Proerd junto aos estudantes do Ensino Fundamental recomeçaram, nesta terça-feira (07/03), em seis escolas municipais: as Emefs Armelinda Espúrio da Silva, no Chácaras Fazenda do Coelho; João Calixto da Silva, no Chácara Nova Boa Vista; Fernanda Grazielle Resende Covre, no Jd. Adelaide; Nicolas Thiago dos Santos Lofrani, Jd. Sumarezinho; e as Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) Josias da Silva Macedo, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, e Richard Chibim Naumann, no Jd. Interlagos. Agora são atendidos cerca de 400 estudantes do quinto ano, último período do chamado ciclo inicial do Ensino Fundamental. As aulas são ministradas por dois profissionais da PM, que atuam como voluntários, os cabos Michel Henrique Hespanhol e Thamara Cristina Serpa Ribeiro. As aulas acontecem uma vez por semana, ao longo de um semestre em cada escola. 

Às crianças dos quintos anos, o Proerd busca ensinar noções da Teoria Socioemocional, que mostra como controlar os impulsos e pensar nos riscos e nas consequências das próprias decisões. A ideia é gerar escolhas mais responsáveis, contribuindo para a identificação de habilidades básicas e fundamentais, bem como para o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessário à promoção da saúde, que incluem: autoconhecimento e autocontrole, tomada de decisão responsável, compreensão dos outros, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, lidar com desafios e responsabilidades.

A parceria atende ao artigo 53 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Lei 8069/1990, que diz que “é dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas”. Também está alinhada ao que prescreve o artigo 12 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira) 9394/96, no inciso XI, que afirma a importância de “promover ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e enfrentamento ao uso ou dependências de drogas”.

Segundo a secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em 2022 o Programa Proerd formou cerca de 581 alunos em sete escolas da rede municipal de educação de Hortolândia. Todas as turmas que participaram das aulas ganharam formaturas que incluíram falas de autoridades, juramento, apresentações diversas feitas pelos alunos e presentes sorteados entre os participantes.

Confira alguns temas que serão abordados no Proerd kids:

1. Quem você pode chamar no caso de uma emergência?

2. Por que é mais seguro obedecer à sinalização de trânsito?

3. Como podemos saber o que é seguro tocar, provar, cheirar ou comer?

4. Por que é importante saber o que está acontecendo à sua volta?

5. O que você deve fazer quando alguém desconhecido fala com você?

6. O que você está sentindo?

7. O que você deve fazer quando está com raiva? 

8. O que devemos fazer quando vemos ou ouvimos comportamentos que causam mal a alguém?

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Professores da EJA Hortolândia participam de formação sobre Projetos Integradores Destaque

Aula aconteceu, nesta segunda-feira (06/03), na Emef Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim

 

Cerca de 20 professores da rede municipal de Hortolândia que atuam na EJA (Educação de Jovens e Adultos) participaram, na noite desta segunda-feira (06/03), da formação sobre Projetos Integradores, ministrada pelo professor Huyrá Araújo, do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), instituição pública de ensino, parceira da Prefeitura. A formação, realizada na Emef (Escola de Ensino Fundamental) Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim, Jardim Remanso Campineiro, é um desdobramento da ocorrida em setembro passado, que abordou a EJA e sua relação com o mundo do trabalho.

“O professor Huyrá trouxe uma visão histórica e crítica da educação brasileira. Ele nos levou a uma análise da realidade dos alunos matriculados na modalidade EJA no Brasil e mais especificamente no município de Hortolândia. Uma ótima formação, em que foi explorada uma perspectiva do ponto de vista das potencialidades dos projetos integradores para uma educação mais ampla, integral e humana, sempre contextualizada com a realidade da EJA e seus alunos. Aprendi muito. Foi excelente e espero que o professor possa retornar outras vezes”, afirmou João Gabriel Martin, professor de Matemática da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Amanda I (CAIC).

Por conta da parceria de aulas da Administração Municipal, por meio de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e o Instituto Federal de Hortolândia, celebrada em 2022, estudantes da EJA passaram a fazer cursos técnicos profissionalizantes no câmpus Hortolândia. Além disso, os profissionais da EJA tiveram os horários de formação reorganizados, abrindo-se a possibilidade de contar com formações continuadas às segundas-feiras, à noite.

Além desta, está prevista também formação específica de Libras (Língua Brasileira de Sinais), a ser ministrada pela professora especialista Elaine Aparecida da Silva. O conteúdo do curso estará alinhado aos componentes curriculares da EJA e voltado a toda a equipe docente da modalidade.

“A Emef Prof.ª Marleciene Priscila Presta Bonfim é um polo de atendimento para alunos surdos. Nossa equipe sempre sentiu a necessidade de atender melhor esse público. Agora que temos um horário destinado à formação, toda segunda-feira à noite, houve a sugestão de nossa professora Andreia Azevedo de Ciências para a realização de um curso nesse período. A partir deste mês de março de 2023 teremos a oportunidade de aprender noções básicas para uma melhor comunicação com nossos alunos surdos”, destacou Juliana Savian, assistente de Direção da EJA da Emef Prof.ª Marleciene Priscila Presta Bonfim.

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Abertas inscrições para formação gratuita em Libras, promovida pela Prefeitura de Hortolândia (07/03) Destaque

Aulas gratuitas, às quartas-feiras à noite, são voltadas a membros da comunidade que precisam se comunicar com pessoas surdas

 

Se você mora em Hortolândia, tem 18 anos completos e atua em alguma área em que precisa se comunicar com pessoas surdas, esta notícia é para você. A Prefeitura abriu inscrições para a formação continuada em Libras (Língua Brasileira de Sinais), promovida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. As aulas serão às quartas-feiras à noite, das 18h30 às 20h30, de modo presencial. Por isso, o interessado preciso verificar se tem disponibilidade para participar da formação, que é gratuita.

Há 60 vagas disponíveis para a comunidade em geral, que serão preenchidas exclusivamente através deste link. As inscrições vão até 13 março. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a formação é destinada a cursistas que não participaram de nenhuma edição oferecida anteriormente. Caso algum inscrito já tenha participado, esta será indeferida. Outra recomendação importante feita pelos organizadores é que, durante as aulas, não será permitida a presença de crianças acompanhando o cursista. Os alunos selecionados serão comunicados via e-mail pessoal até o dia 17 deste mês.

A formação de 120 h/a será realizada no CFPF  (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) Paulo Freire, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro. O primeiro encontro dos alunos ocorrerá no dia 29 de março, no auditório do CFPF.

“A Formação em Libras é uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento, de modo a contribuir para a ampliação e difusão dos conhecimentos da cultura surda, bem como elevar a qualidade da comunicação em uma sociedade cada vez mais inclusiva. O cursista terá a formação gratuita para atuar com comunicação em Libras, o que será um diferencial no mercado de trabalho: em escolas, igrejas, empresas, etc. A inclusão social da pessoa com deficiência necessita ser difundida através de pessoas altamente qualificadas e capacitadas para uma atuação adequada e coerente com a especificidade de atuação/comunicação, aqui representada pela Língua Brasileira de Sinais”, ressalta o supervisor educacional do CFPF, Aparecido Donizete Chagas de Faria.

Objetivos da Formação Continuada

O estudo da Língua Brasileira de Sinais proporcionará conhecimento básico sobre a comunicação com as pessoas surdas por meio da compreensão de suas necessidades, aspectos sociais, culturais e educacionais, permitindo integração comunicativa e inclusão escolar e na comunidade.

Compreender o desenvolvimento histórico e cultural da comunidade surda brasileira, e apresentar as características fundamentais da Língua Brasileira de Sinais, bem como utilizar a língua de sinais como meio de comunicação entre surdos e ouvintes, estabelecendo desta forma comunicação fluente entre surdos e ouvintes.

Saiba mais sobre a Libras

A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei de Libras nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Além de favorecer a inclusão social da pessoas surda, a lei também contribui para garantir os direitos dos surdos como cidadãos brasileiros. 

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia esclarece que, ao contrário do que muitos imaginam, a língua de sinais não é simplesmente mímica ou gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. É uma língua com estruturas próprias, possui níveis linguísticos: fonológico, morfológico, sintático e semântico.

 

Confira os dias de aula, de março a novembro de 2023:

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Interessados tem até sexta (03/03) para ingressar na EJA ainda no primeiro semestre de 2023 Destaque

Prefeitura de Hortolândia oferece a Educação de Jovens e Adultos gratuita em quatro escolas municipais

 

Quem mora em Hortolândia, tem 15 anos ou mais e pretende concluir gratuitamente o Ensino Fundamental, precisa se apressar. Termina nesta sexta-feira (03/03) o prazo de inscrição para ingressar na EJA (Educação de Jovens e Adultos) ainda no 1º semestre letivo deste ano. Após este prazo, ainda é possível se inscrever, porém novas turmas serão abertas somente no segundo semestre letivo, segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

As aulas, inteiramente gratuitas, acontecem em quatro escolas polo da rede municipal de ensino (veja abaixo). Para ingresso no primeiro semestre deste ano foram abertas 450 vagas nas duas modalidades: a EJA I, que substitui os anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental, e a II, que reúne os anos finais (6º ao 9º ano). Além de jovens a partir dos 15 anos completos, pessoas adultas também podem se matricular.

Para se inscrever é preciso ir até uma das escolas polo, de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 22h, levando documentos pessoais.

Um diferencial da EJA realizada na cidade é a oferta de cursos profissionalizantes e capacitação para empreender ou atuar no mercado de trabalho. Um dos parceiros na oferta destes cursos é o Instituto Federal de São Paulo, câmpus Hortolândia, onde alunos de duas escolas participantes cursam atualmente Usinagem Industrial – Tornearia e Informática Básica. O foco ampliado acontece por meio do projeto “Polos de Tecnologia e Educação Profissional”, realizado desde 2017 pela Administração Municipal. 

Alunos surdos também pode se inscrever

A EJA também recebe inscrições de alunos surdos. O atendimento é feito exclusivamente no polo Remanso Campineiro, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim.

Confira os documentos solicitados para a matrícula:

    • RG (documento de identidade)

    • CPF do aluno e responsável (se o candidato for menor 18 anos),

    • certidão de nascimento,

    • comprovante de endereço,

    • duas fotos 3x4,

    • histórico escolar ou declaração de escolaridade.

Confira as escolas polo que oferecem EJA: 

    • Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim (vagas também para deficientes auditivos) - (19) 3865-2844  - R. Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, 92, Remanso Campineiro

    • Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani – (19) 3809-2010 - R. Lealdo José dos Santos, 170, Jardim Sumarezinho

    • Emef Jardim Amanda I (CAIC) – 3897-6055 - Rua Graciliano Ramos, 689, Jardim Amanda I

    • Emef Caio Fernando Gomes Pereira – (19) 3819-6093 - Rua Aurora Prado Tanachi, 995, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora

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