Compartilhando Saberes

Oportunizar um ambiente de troca de saberes e experiências potencializam e expande o conhecimento e o reconhecimento dos resultados alcançados, bem como dos profissionais envolvidos no processo educacional, abrindo assim novos caminhos através do acesso aos diversos projetos desenvolvidos em nossas escolas, considerando que os projetos educacionais descritos no Projeto Político Pedagógico, acolhem e valorizam a realidade e vivência dos estudantes, potencializando a aprendizagem de maneira significativa e prazerosa.

Sendo assim, o espaço “Compartilhando Saberes” oferecerá a possibilidade de compartilhamento e o acesso às atividades e ações realizadas para o conhecimento de todos a quem interessar.

Projeto Alimentação Saudável

Emei Jardim Amanda II

As crianças participaram do Projeto Alimentação Saudável com objetivo de desenvolver o conhecimento sobre os grupos alimentares e suas funções nutricionais, aprendendo a importância de uma boa alimentação. O projeto busca estimular a melhoria na alimentação através do conhecimento sobre nutrição, buscando a construção de novos hábitos alimentares e uma boa relação com os diversos grupos de alimentos.
As crianças obtiveram conhecimento sobre como a alimentação equilibrada e a hidratação são benéficas para a saúde, além do bem-estar e benefícios que uma dieta saudável proporciona, elencando a importância de boas escolhas alimentares no dia a dia.
Visando promover esses novos hábitos alimentares saudáveis entre as crianças, as professoras oportunizaram diversos tipos de atividades. Para o fechamento do projeto foi realizada uma exposição com os trabalhos das crianças e apresentação das mesmas para os pais e comunidade escolar.

Leia mais ...

Entre tintas e pincéis

Emei José Natalino Fonseca

Na Educação Infantil, o universo da arte se desdobra diante dos olhinhos curiosos e nas pequenas mãos ansiosas das crianças, transformando cada pincelada em uma aventura colorida. A pintura se torna mais do que uma atividade, é uma jornada sensorial que abre portas para a expressão e a descoberta.

Ao oferecer tintas, pincéis e uma tela, estamos convidando os pequenos artistas a explorar um mundo sem limites. Cada gota de tinta é uma oportunidade para experimentar cores e texturas, enquanto as crianças mergulham em um oceano de possibilidades criativas.

O ambiente escolar se transforma em um estúdio, onde risos e murmúrios preenchem o ar. Os pequenos transformam-se em verdadeiros mestres da arte, misturando cores e descobrindo o poder transformador de cada traço.

A pintura não é apenas uma atividade visual, mas uma experiência tátil. As mãos pequeninas exploram as diferentes texturas da tinta, mergulhando nos potes como exploradores destemidos. Cada dedinho sujo de tinta é um troféu orgulhoso de sua jornada artística.

A pintura na Educação Infantil não é sobre perfeição, mas sobre o processo. Cada obra de arte conta uma história que expressa sentimentos e dá asas à imaginação.

Leia mais ...

SESSÃO SIMULTÂNEA DE LEITURA NA ESCOLA

Emei Jardim Amanda I

Com o objetivo de enfatizar a leitura e a autonomia das crianças da nossa unidade escolar promovemos a sessão simultânea de leitura com 21 histórias diferentes. As crianças puderam escolher a história que queriam ouvir e após a escolha, se inscreveram para retirada de seus ingressos.
As professoras da unidade escolar se prepararam para receber as crianças no dia da contação, com muita magia e encanto.

No dia da Sessão Simultânea de Leitura, ao ouvir o som da música, as crianças se dirigiram para o local da contação de história que escolheram e entregavam seu ingresso no momento da entrada. 
A atividade proposta foi um sucesso , o brilho nos olhos dos pequenos foi imensurável !

Leia mais ...

História com fantoche

Emeief Taquara Branca

Com o objetivo de criar o hábito e incentivar o gosto e encantamento pela leitura, a sala multisseriada mini grupo/maternal preparou um cenário criativo e utilizou fantoches para contar a história do livro O Sapo, escrito por Milton Célio de Oliveira Filho.
Entre os pontos positivos de trabalhar histórias através de fantoches está desenvolver as habilidades de observação, de expressão oral, de atenção ao ouvir, transmitir e receber informações com clareza. Os fantoches chamam a atenção das crianças com suas diferentes características e auxiliam na contação de histórias diversificadas. Esses divertidos bonecos têm um papel importante também na atenção das crianças e na construção da afetividade e imaginação dos pequenos leitores.
Diversificar na hora da história é uma prática que deve ser recorrente na Educação Infantil, pois os frutos disso ao longo prazo serão bons e assíduos leitores.

Leia mais ...

Campanha Lacre Solidário

EMEF VILLAGIO GHIRALDELLI

 

A campanha Lacre Solidário amplia a conscientização socioambiental de estudantes, familiares e comunidade, com o objetivo de recolher lacres de latas de alumínio para serem trocadas por cadeira de rodas e doadas ao Fundo Social Municipal.

Essa iniciativa promove a reciclagem, comprometimento, cooperação, empatia, ética e mentalidade de transformação social, propiciando a inclusão de pessoas com deficiência física nos diversos setores da sociedade.

Essas novas formas de viver promovem transformações e fazem a diferença, gerando impacto humano por meio de uma iniciativa que promove educação ambiental, inclusão social e qualidade de vida.

Na imagem, o estudante Fabiano do 4º ano, deposita todos os dias os lacres que traz de casa, juntados no comércio  da família, contribuindo com o Projeto Lacre Solidário.



Leia mais ...

Show de Talentos

Emef Janilde Flores Gaby do Vale

Através do desenvolvimento do protagonismo infantil, os estudantes do 5° ano realizaram um “Show de Talentos”.
O Show de Talentos tem como objetivo utilizar a música e a arte como instrumentos de promoção social e integração, despertando talentos e habilidades pessoais entre os estudantes, funcionários e professores, e ainda promover interação, senso de amizade e colaboração. O Show de Talentos trabalha a autonomia, o comprometimento, a responsabilidade e desperta a sensibilidade artística de todos os envolvidos.
Cada estudante fez sua apresentação pessoal e o sucesso foi garantido através do respeito ao próximo e a socialização de cada talento.

 

Leia mais ...

Contação de história

Emei Olinda Maria de Jesus Souza

Possibilitar vivências e experiências que estimulem a participação da criança em diferentes práticas do uso social da leitura escrita, ampliando o contato com diferentes gêneros textuais, tem sido uma constante na Emei Olinda, fazendo da leitura e contação de histórias um momento prazeroso e dinâmico de alegria e aprendizado.
Nesse dia especial, tivemos a leitura da história João e o pé de feijão. Essa história tem como um dos objetivos aproximar a criança da natureza, promovendo o interesse em cuidar da semente plantada ao mesmo tempo que ajuda a perceber as diferenças entre imaginação e realidade.

Leia mais ...

"Imagine, faça e compartilhe"

CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini.

Outubro foi o mês da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia na rede municipal de ensino de Hortolândia. O dia “Imagine, Faça e Compartilhe!” foi parte integrante dessa semana intitulada “Inovação de Saberes e Aprenderes: Educação e Sustentabilidade” que teve a participação ativa de 41 unidades escolares, reunindo estudantes, professores e familiares em atividades inovadoras que aguçaram curiosidades e levaram a novas descobertas e muito aprendizado, demonstrando que muito se tem a aprender com o saber investigativo e as inovações científicas.
O CIER teve participação ativa neste dia inovador, mostrando que a inclusão tecnológica caminha de mãos dadas com a inclusão dos estudantes, facilitando a acessibilidade, permitindo que pessoas com deficiência consigam utilizar o ambiente digital e físico sem desconfortos, com segurança e autonomia.

“Os projetos que envolvem Ciência e Tecnologia, como a Robótica aqui no CIER, tem como principal objetivo incluir os nossos alunos. Conseguimos apresentar para eles esse mundo tecnológico, através de diversas ferramentas como tablet, CPU, o próprio robozinho ROB. Queremos que eles vivenciem essa tecnologia e se sintam incluídos nesse mundo digital e tecnológico, respeitando o tempo de cada um, a vivência de cada um. Percebemos que eles evoluem bastante”, comentou Reginaldo Naia Cazani, professor do Projeto Robótica Educacional no CIER.

Leia mais ...

Outubro Rosa

Emef Profª Patrícia Maria Capelato Basso

Os funcionários e professores da Emef Profª. Patrícia se reuniram para conscientizar a comunidade escolar sobre o Outubro Rosa, mês conhecido mundialmente por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A proposta com cartazes e local para fotos buscou estimular a participação da população no controle da doença, afinal a detecção precoce aumenta as chances de cura e reduz a agressividade do tratamento.

Leia mais ...

Entrar