Escolas da rede municipal de Hortolândia se preparam para iniciar entrega de kits de materiais para 2021 Destaque

Uma boa notícia para os 25,8 mil estudantes da rede municipal de ensino, que, nesta segunda-feira (08/02), voltaram às aulas em Hortolândia, ainda de maneira remota. Os kits de material escolar para o ano letivo de 2021 já estão nas escolas da Prefeitura. Cada unidade se organiza para definir como e a partir de quando será feita a entrega a pais e responsáveis. A orientação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é que a distribuição dos itens seja feita de forma gradual e de modo a respeitar todos os protocolos de prevenção contra o Coronavírus.

Cada aluno receberá, neste início de ano letivo, um kit composto por diversos materiais, organizado para atender as necessidades de cada modalidade de ensino e faixa etária. Entre os materiais estão cadernos, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola e lápis de cor. Há oito tipos diferentes de kits.

A ação da Prefeitura beneficia diretamente os estudantes matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) e na EJA (Educação de Jovens e Adultos). A entrega dos itens escolares visa assegurar o aprendizado dos alunos, mesmo durante período de isolamento social.

Há cerca de 18 anos na rede municipal de ensino, a professora de Educação Infantil Fátima Aparecida da Silva acredita que os kits são importantes nesse momento, pois estimulam as ações de volta às aulas. “Além de possibilitar que o professor ofereça mais atividades diversificadas, os materiais vão auxiliar no desenvolvimento e interação com as famílias”, afirma.

Para a vice-diretora da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Célia Cabral Amaral, Marcela Alves da Silva, a entrega dos kits também é um momento em que as famílias podem conhecer melhor a unidade escolar, tirar dúvidas e receber orientações. Segundo a gestora, a escola, localizada no Jardim Amanda I, já está se preparando para que a distribuição do material ocorra de forma segura. “Assim como já ocorreu ano passado, vamos organizar a entrega por turmas, cada nível em um dia específico, seguindo todos os protocolos sanitários para combater a Covid19”, afirmou Marcela.

De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, a Administração Municipal de Hortolândia sempre fez questão de garantir a ação como componente pedagógico. “A distribuição dos kits, mesmo diante de um cenário em que ainda não há aula presencial, é super importante para que a escola, os professores e os educadores possam organizar o seu plano pedagógico, garantindo o direito de nossos alunos a ter um material de qualidade. Em um tempo oportuno, quando conseguirmos fazer uma retomada presencial, nem que por hora seja por revezamento, é fundamental que as crianças estejam com esse material para garantir a sua aprendizagem. A entrega destes materiais é parte do nosso programa de aprendizagem escolar”, ressalta o secretário.

Volta às Aulas

Em Hortolândia, as aulas na rede municipal de ensino recomeçam, inicialmente de forma remota. Segundo o protocolo elaborado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir de março, começa a ser implantado o sistema híbrido, sendo realizadas também aulas presenciais em regime de revezamento semanal.