Alunos da rede municipal de Hortolândia voltam às salas de aula, nesta quarta-feira (15/09) Destaque

Prefeitura organiza retomada consciente das aulas presenciais

A Prefeitura de Hortolândia prepara com carinho o reencontro entre alunos e profissionais da educação, marcado para esta quarta-feira (15/09). A retomada presencial das aulas foi o tema da live, feita pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, na tarde desta segunda-feira (13/09), pelo Facebook.

"Tudo isso foi pensado e planejado. Lembramos que, em nenhum momento, nossa rede municipal parou durante essa pandemia e, também, para garantir segurança alimentar para todos os alunos, entregamos desde o ano passado kits de alimentação escolar. Durante todo o processo nossas crianças e jovens foram assistidos pela nossa Administração. Que essa volta as aulas presenciais seja um momento de conquista para que possamos retomar nosso ritmo normal", afirmou Zezé.

Na família da técnica de enfermagem Simone Rosa Pereira dos Santos, atualmente desempregada, a expectativa com a volta às aulas presenciais é grande. A filha Rebeca, de 5 anos, está muito animada com o retorno à Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Sebastiana das Dores Moura, na Vila Real. “Ela sente muita falta de brincar com os amigos da escola. Durante as aulas remotas, ela fez as atividades passadas pela professora”, explica a mãe.

Com retorno das aulas presenciais, a Prefeitura deixa de entregar os kits de alimentação escolar, distribuídos durante toda a pandemia para garantir o direito dos estudantes municipais à segurança alimentar, uma vez que a merenda não estava sendo servida. Com isso, volta a tradicional merenda escolar, servida no refeitório, mas agora com cuidados redobrados para evitar a transmissão do Coronavírus. Alunos que permanecerem em atividade remota também serão atendidos, com o fim da distribuição dos kits de alimentação escolar. Para estas crianças, haverá a opção de fazer uma refeição por dia na escola, entre 11h e 13h, em horário definido pela direção.

As refeições nutritivas e saudáveis servidas nas escolas, preparadas pela equipe de merendeiras, tem como base cardápios variados, com predominância de arroz, feijão, carne, legumes, verduras e frutas. “Estamos fazendo a retomada, observando todos os protocolos sanitários sobre atendimento para que a alimentação seja feita da forma mais segura possível”, garante a diretora de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Alessandra Sarto.

A balconista Camila Oliveira do Carmo, mãe de Miguel, de 7 anos, estudante da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Célia Cabral Amaral, no Jd. Amanda, diz que o kit alimentação foi muito importante no período de aulas remotas, mas que o filho aprecia a merenda servida na escola. “Ele gosta da carne com batatas que eles faziam na escola, antes da pandemia. Tem fruta que ele não come em casa, mas na escola ele prova quase todas que dão. A preferida dele é banana”, comenta.

A entrega dos kits buscou beneficiar tanto os estudantes matriculados nas 59 escolas municipais quantos nas 39 contratadas por meio do Bolsa Creche. Segundo o Departamento de Segurança Alimentar, desde o início da pandemia, em março de 2020, foram entregues cerca de 284.300 kits. "Para nós, a alimentação dos nossos alunos é um direito, mais que uma questão social ou uma questão de vulnerabilidade, é garantir aos nossos alunos o direito a uma alimentação de qualidade”, ressalta o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.