Hortolândia recebe formação sobre “A estrutura emocional do professor no retorno às aulas presenciais” Destaque

Evento da Undime-SP contou com a presença do prefeito Zezé Gomes

Cerca de 60 profissionais da educação, dentre eles supervisores e coordenadores educacionais de Hortolândia e outros sete municípios paulistas, participaram, na manhã desta quinta-feira (23/09), da formação sobre “A estrutura emocional do professor no retorno às aulas presenciais”. O evento, realizado no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof.ª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, contou com a presença do prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes. Apoiada pela Prefeitura, a formação foi promovida pela Editora Brasil e pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo), entidade da qual o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, faz parte, tendo recentemente assumido cargo de delegado titular pelo Estado de São Paulo.

O tema em pauta foi abordado pela pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia, Patricia Robert, que falou sobre depressão, ansiedade, angústia nos tempos de pandemia.  Ela fez dinâmicas e falou ainda sobre a importância do apoio e acolhimento nesse momento. "O momento atual da educação pede humildade de buscar conhecimento e coragem. As pessoas estão precisando falar, essa situação sufoca”, esclareceu a palestrante.

Hortolândia acaba de retomar as aulas presenciais no último dia 15 deste mês, após 17 meses de atividades remotas. "Temos excelentes profissionais e vamos continuar realizando o trabalho de oferecer alimentação e educação de qualidade, porque um povo que tem boa escolaridade e conhecimento vai sofrer muito pouco nessa vida. Temos o desafio de continuar fazendo a nossa cidade ser um polo tecnológico do qual sempre falamos. A nossa equipe de profissionais em Hortolândia trabalha com o coração mesmo, com amor. Isso faz o diferencial da nossa educação”, ressaltou o prefeito Zezé Gomes.

“Alguns gestores da educação de cidades que não fazem parte da Undime-SP nem imaginam o trabalho e a luta dessa instituição para garantir o direitos à educação. A educação, quando perde seu campo de visão, perde seu motivo de ser. Nós, enquanto Undime-SP e profissionais da educação, temos como campo de visão o aluno, proporcionar o melhor atendimento, ensino e aprendizagem, o empoderamento das crianças, desses jovens, pensando em tudo isso e na educação como um organismo vivo. Agradeço a presença de todos. É muito prazeroso recebê-los aqui na nossa querida cidade, uma cidade de que vocês certamente já ouviram falar bastante. Hortolândia é uma cidade de movimento, uma cidade que tem muito potencial e vontade de aprender muito mais, aprender com vocês, colegas da nossa região, porque com a troca temos um verdadeiro crescimento. A educação é feita por pessoas. Por isso, a palestra de hoje é mais que importante, é essencial, para a gente compreender que, mais importante do que as questões estruturais e físicas, é hora também de a gente se imunizar, acolher”, ressaltou o secretário Fernando Moraes.

A Undime-SP é uma organização sem fins lucrativos cuja finalidade é representar os interesses da educação municipal na luta pelo direito da educação básica e de qualidade para todos. A Undime nacional existe desde 1987 como uma das maiores instituições que lutam pela educação no Brasil. É dividida em polos e atua como órgão de articulação e coordenação das ações comuns das secretarias municipais de Educação do Estado de São Paulo.

Participaram da formação profissionais dos seguintes polos convidados da Undime-SP: Campinas II (Valinhos, Itatiba, Sumaré, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Nova Odessa e Vinhedo), Limeira, Jundiá e Piracicaba, que reúnem ainda as cidades de Itatiba, Monte-Mor, Jarinu, Iracemápolis e Cordeirópolis.