Profissionais da rede municipal de Hortolândia recebem chip de celular para utilizar internet durante ensino híbrido Destaque

Prefeitura começa a distribuir, nesta quarta-feira (20/10), os cartões para conexão com a operadora

Profissionais da rede municipal de ensino de Hortolândia começam a receber, nesta quarta-feira (20/10), cartões do tipo SIM (Módulos de identificação do assinante), mais conhecidos como chips de celular, que serão usados em atividades pedagógicas durante o ensino híbrido, isto é, aquele feito parcialmente de modo presencial e parcialmente de maneira remota, por meio do Portal Educação na Rede e da programação no canal específico no Youtube. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, deste modo, será possível navegar mais facilmente pela internet, para planejar atividades, pesquisar, participar de formações e disponibilizar atividades para os cerca de 26 mil estudantes da Prefeitura.

Uma cerimônia realizada nesta terça-feira (19/10), no Centro de Formação dos Profissionais da Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro, marcou o início da entrega dos chips nas 59 unidades escolares da rede. O evento contou com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes; do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes; diretores de Departamento e supervisores educacionais.

“A pandemia ainda não acabou e nossa Administração vem trabalhando de forma séria, não apenas para salvar vidas, mas também para garantir ensino de qualidade para nossos alunos e, neste sentido, o professor possui uma tarefa muito importante. Por isso, vamos distribuir o chip de celular para acesso à internet. Essa será uma importante ferramenta, voltada para pesquisa e, assim, contribuir na preparação das aulas e também para o desenvolvimento de aulas híbridas, sempre que for necessário. Hoje, a rede municipal de ensino de Hortolândia é uma das melhores da região e tudo que estiver ao nosso alcance, para contribuir com esse processo, faremos", garantiu o prefeito Zezé Gomes.

Ao todo, serão entregues cerca de dois mil chips. Os cartões SIM serão distribuídos a todos os profissionais da educação que trabalham nas unidades escolares, tais como gestores, coordenadores, supervisores educacionais, professores e educadores. Junto com ele segue um termo de responsabilidade quanto à utilização, que será assinado pelo profissional que usar o dispositivo. A internet consumida por meio dos chips será custeada pela Prefeitura.

“Para muitas pessoas, Ciência e Tecnologia ainda é apenas um computador, uma ferramenta tecnológica. Mas, na verdade, é todo o trabalho que já fazemos nas escolas. Não é trazer ferramentas de fora para dizer como devemos trabalhar. A educação é ainda vivencial. É trazer toda a nossa vivência para que as ferramentas se adequem a nós, e não o contrário. É fazer a tecnologia se adequar às experiências da educação, esse é o trabalho que estamos desenvolvendo na educação hortolandense”, afirmou o secretário Fernando Moraes, durante a cerimônia.

“O chip é uma ferramenta de extrema importância para os profissionais da educação, que estão trabalhando incansavelmente em prol de maior qualidade, enquanto vem estabelecendo uma interação com as famílias. Interação esta que nunca foi tão próxima, pois se, anteriormente, empreendemos esforços para ter a família nas escolas, a situação atual permitiu que a escola entrasse nas famílias através das ações virtuais dos profissionais da educação que até aqui utilizaram recursos próprios. Receber esse chip vai além de simplesmente receber um recurso para o uso no trabalho, esse chip é símbolo da valorização do profissional que se reinventou para fazer uma educação de qualidade, apesar das circunstâncias”, avalia a diretora da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Amanda I, Solidade Alves de Andrade, que recebeu o “chip” na entrega simbólica.

"O chip vem como uma importante ferramenta para o nosso trabalho por viabilizar o acesso a conteúdos e materiais pedagógicos e a participação em reuniões e formações de forma remota, que contribuem para o aperfeiçoamento e planejamento do trabalho de todos nós no dia a dia, além de facilitar a comunicação entre a escola e a família", ressalta a coordenadora pedagógica e interlocutora de projetos ambientais do Centro de Formação de Profissionais em Educação “Paulo Freire”, Juliana Santos Borelli.