Profissionais da Educação participam de palestra sobre prevenção ao câncer de mama Destaque

Palestra para profissionais da Educação integra programação especial do “Outubro Rosa”, em Hortolândia

Profissionais da rede municipal de educação participaram, na manhã desta quarta-feira (20/10), de um encontro para falar sobre um tema que preocupa mulheres em todo o mundo: o câncer de mama. A palestra sobre prevenção, ministrada pela enfermeira Elisângela Chamone de Oliveira, da Secretaria de Saúde, aconteceu no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim. A atividade contou também com a participação de Geanete Franklin Marabita, presidente do Instituto Mariana Franklin, ONG que realiza ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Voltado para gestores da rede municipal de educação, o evento integra a programação do “Outubro Rosa”, mês de prevenção ao câncer de mama, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. Para conhecer toda a campanha, clique neste link: http://www2.hortolandia.sp.gov.br/secretariadegoverno/item/18891-outubro-rosa-tera-programacao-especial-em-hortolandia.

“As palestras e rodas de conversas são essenciais, contribuem muito para a prevenção e, em alguns casos, até mesmo no diagnóstico da doença. Desde o ano de 2017 esse trabalho tem se intensificado em Hortolândia para levar informação a todos e tocar cada vez mais pessoas. Esse é o nosso grande objetivo, afinal, tocar nem que seja uma única pessoa que precise desse diálogo sobre autocuidado e prevenção”, afirmou a enfermeira Elisângela Chamone de Oliveira.

Há doze anos na luta por ações de solidariedade, prevenção do câncer de mama, fabricação e doação de perucas, inclusão, diversidade e combate à violência contra a mulher, a presidente do Instituto Mariana Franklin, Geanete Franklin Marabita, também acredita que o diálogo transforma vidas. Além de se dedicar ao trabalho de ajudar mulheres que estão passando pelo câncer através da ONG, a presidente e idealizadora do projeto participa de reuniões e compartilha sua história de superação da doença.

“Nesses dois anos com o cenário de pandemia, no qual reduzimos as ações e atividades presenciais, percebemos o quanto o diálogo e a troca são essenciais. E apesar dessa distância física, nos tornamos mais próximos e alcançamos mais pessoas que necessitavam de uma rede de apoio”, afirmou Geanete Franklin Marabita.

“O Outubro é um mês especial de conscientização para todos nós, principalmente quando o assunto é levar a informação e educação para todos sobre o tema. É fundamental incentivar mulheres e homens a realizar os exames sempre que necessários e as ações e palestras ajudam muito nesse trabalho de compreender a importância do autocuidado para garantir a saúde de todos", avaliou a secretária adjunta de Educação, Ciência e Tecnologia, Roberta Diniz.