Observatório Parque Escola da Prefeitura retoma atividades presenciais de educação ambiental Destaque

Projeto Acolhida leva informações às escolas municipais de Hortolândia e convida estudantes e professores a visitar o espaço

O Observatório Parque Escola, antigo Creape, órgão da Prefeitura de Hortolândia localizado no Jd. Santa Clara do Lago, retomou as atividades presenciais de educação ambiental. Neste momento de retomada, a equipe da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia dedica-se ao “Projeto Acolhida”, visitando escolas da rede municipal do entorno e propondo atividades voltadas à questão ambiental. A ideia é, futuramente, visitar também unidades mais afastadas e convidá-las a conhecer o Parque Escola, que acaba de passar por revitalização, feita pela Administração Municipal. Atualmente o espaço é gerido em parceria com duas outras secretarias municipais: a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a de Serviços Urbanos.

O agendamento de visitas ao parque ou de atividades ambientais nas próprias escolas pode ser feito pelo telefone (19) 3809-0019. O Parque Escola, localizado na rua Bolívia, 290, no Jardim Santa Clara do Lago II, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos finais de semana, das 8h às 17h. As atividades pedagógicas acontecem de segunda a sexta-feira.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a programação da visita será elaborada a partir da modalidade de ensino, levando em conta ainda o ciclo de aprendizado dos alunos. A proposta é trabalhar de maneira lúdica, aconchegante e prazerosa. Quando feita no próprio Observatório Parque Escola, as crianças podem conhecer a horta ou caminhar pelo ambiente, momento em que os profissionais estimulam o contato com a fauna e a flora lá existentes, falam sobre as curiosidades e contam histórias. Ao final da visita, os estudantes podem, inclusive, fazer um piquenique, em meio às árvores. Quando o projeto é levado para as escolas, as atividades acontecem em sala de aula. Lá, aprendem sobre o que é o Observatório, a fauna e flora do local e também ouvem contação de histórias, sempre envolvendo o tema da educação ambiental.

“Eu acho que é errado jogar lixo no chão. Quando eu estava chegando na escola, andando em uma calçada de grama, vi um monte de copo descartável e lixo de comida jogado no chão. Isso não é legal. Às vezes, quando vou brincar com a minha amiga no parquinho perto da minha casa, tem gente que joga o lixo no chão e gente que não joga, mas eu vou lá e coloco no lixo”, afirma Déborah Dias Barbosa, de 7 anos, aluna do 1°. ano da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Viva Mais, que participou das atividades ambientais.

O colega de escola, também do 1o ano, Davi Lucas Gomes de Milton, contou que gostou de conhecer o Observatório e de ser um dos escolhidos para participar da brincadeira usando brinquedo feito com material reaproveitado. Quando chegou em casa, contou sobre a experiência à família e confeccionou outro brinquedo, um carrinho, com ajuda dos familiares. “Eu até coletei e fiz um carrinho. Usei tampinhas para serem as rodas e uma garrafa de refrigerante”, afirmou o menino.

“É uma experiência rica, que vem ao encontro do que a gente trabalha na escola, como o projeto Meio Ambiente, por exemplo. Mas a visita com as atividades de reciclagem e histórias é mais lúdica e mais palpável para as crianças que adoraram receber a visita”, comenta a professora da Emef Viva Mais, Paula Cristiane Coelho Lousada Ferraz.

Além de fazer as visitas externas, a equipe manteve no espaço os principais projetos, dentre eles a catalogação da fauna e flora do espaço, a visitação às áreas verdes, a horta e a confecção de brinquedos com materiais recicláveis. Outros projetos, no entanto, terão retorno no próximo ano. Durante o período mais crítico da pandemia, em que o espaço esteve fechado e em reforma, a equipe de educadores realizava o trabalho de modo remoto, fazendo postagens no Portal Território dos Saberes, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, com informações, curiosidades e conteúdos relacionados à identidade do parque, ressaltando flora e fauna do espaço.

“Um local como Observatório Ambiental Parque Escola é de suma importância para a cidade e para as crianças, pois validamos, através de ações, a aprendizagem significativa no que tange à educação ambiental. Além de ser um espaço atrativo e de lazer, é onde podemos realizar projetos pedagógicos para além da sala de aula”, ressalta a professora Patrícia Emertice, integrante do Observatório Parque Escola.