Profissionais debatem sobre literatura infantil e identidade negra em webinário promovido pela Prefeitura Destaque

Evento, realizado na noite desta quinta-feira (18/11), integra a programação da 11º edição do Hortolendo “Território de Saberes: leitura e seus afetos”

Profissionais da rede municipal de educação de Hortolândia se reuniram, na noite desta quinta-feira (18/11), para participar de mais um encontro on-line da 11º edição do Hortolendo “Território de Saberes: leitura e seus afetos”. O webinário “personagens negros e a literatura infantil no espaço escolar” recebeu como convidadas as pesquisadoras da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), instituição pública de ensino superior parceira da Prefeitura: a Profa. Ms. Maria Fernanda Luiz e a Profa. Ayodele Floriano Silva, integrantes do Neab (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros) /UFSCar.

Durante a abertura do encontro, a secretária adjunta de Educação, Ciência e Tecnologia, Roberta Diniz, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de trazer o tema para reflexão no evento sobre incentivo à leitura e afetividade.

No formato de dupla apresentação, a Profa. Ayodele Floriano Silva, iniciou a palestra fazendo uma provocação aos participantes e pediu para citarem, no chat do evento, livros infantis com personagens negros. Em seguida, passou a palavra para a Profa. Ms. Maria Fernanda Luiz que chamou atenção para novembro, mês de consciência negra, e a necessidade de refletir o tema não apenas durante esse período, como também durante todo o ano letivo.

As convidadas abordaram aspectos históricos da produção literária para o público infantil no Brasil, explicando como as obras infantis se moldaram através de referências europeias, que representam personagens brancos como protagonistas e personagens negros apenas com papéis sociais atribuídos a situação de escravidão. Em contrapartida, citaram o cenário atual de representação negra e como a incorporação de personagens com histórias de empoderamento contribuem para o processo de identificação e pertencimento social dos alunos, tema que só recentemente tem sido discutido, mas que faz diferença no processo educacional. Também, o papel dos profissionais de educação, essencial segundo avaliam, pois são aqueles que apresentam novas histórias para as crianças.

“A literatura infanto juvenil contemporânea apresenta livros que buscam trazer uma representação não estereotipada do negro e sua cultura. E diante de toda essa discussão, talvez o mais importante é pensar no nosso papel como profissionais de oportunizar esses materiais nas nossas unidades educacionais para que todos os nossos adolescentes e crianças tenham acesso”, destacou a Profa. Ms. Maria Fernanda Luiz.

Ao final da apresentação, a convidada Profa. Ayodele Floriano Silva, retornou com o resultado dos livros citados no chat. A professora se mostrou positivamente surpresa com as obras citadas pelos profissionais da rede de Hortolândia, deu dicas sobre como pesquisar bons materiais e apresentou outros títulos que podem ser trabalhados com os alunos.

O 11º Hortolendo tem como tema “Territórios de Saberes: a leitura e seus afetos”. A tradicional festa literária de incentivo e apoio à leitura é anual e mobiliza toda a equipe da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Nesta edição, o evento se estende ao longo do mês, em formato híbrido, com agenda presencial nas 59 unidades escolares, que inclui distribuição de livros e contação de histórias, e programação remota, propondo aos participantes diversas atividades pedagógico-literárias e formativas. Para conferir o encontro desta quinta-feira (18/11), acesse o link: (https://www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia).

Veja 5 livros citados pelas palestrantes:

1. “Princesa Arabela, mimada que só ela!”

Autora: Mylo Freeman

Ilustradora: autora

Editora: Ática

Ano: 2008