Hortolândia é destaque em programa de educação para o trânsito Destaque

Atividade mobiliza mais de 300 professores, 100 gestores e nove mil estudantes de 1° a 5° ano na rede municipal de ensino

Hortolândia é um dos 10 municípios paulistas em destaque, neste ano, pela participação no programa “Caminhos para a Cidadania”, promovido pelo Instituto CCR, do qual faz parte a concessionária CCRAutoban, em parceria com a Prefeitura. O anúncio foi feito pelos organizadores em evento ao vivo, realizado nesta segunda-feira (07/12), pelo YouTube. Para ser considerado destaque é preciso que o município certifique mais de 80% dos professores inscritos, realize e entregue o maior número de atividades realizadas pelos alunos.

A ação socioeducacional envolve tanto estudantes do Ensino Fundamental 1, de 1º ao 5º ano, quanto professores e gestores, promovendo formação continuada, por meio de cursos à distância e estratégias pautadas nas dez Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), nas Metodologias Ativas e nas Competências Socioemocionais e também distribuindo materiais pedagógicos para uso em sala de aula. Além de Hortolândia, também receberam o certificado digital de município destaque outras nove cidades paulistas.

Atualmente, em Hortolândia, a iniciativa mobiliza 301 professores, 102 gestores e cerca de 9.000 estudantes nas 34 escolas municipais que aderiram ao programa, em 2021. O eixo temático está embasado em reflexões sobre cidadania, diversidade, educação financeira, segurança no trânsito, cuidados com o meio ambiente e saúde mental. Os temas são trabalhados junto aos professores para que eles os multipliquem junto a seus alunos, propondo atividades em sala ou em casa com os familiares.

O programa acontece durante todo o ano letivo. Além de capacitar profissionais da área, disponibiliza materiais digitais, cursos EAD e estratégias de ensino pautadas no desenvolvimento das dez Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e nas competências socioemocionais, baseando-se em quatro pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser. Todo o material encontra-se disponível no site do Instituto, disponível neste link: https://www.caminhosparaacidadania.com.br/. Em razão da pandemia do Coronavírus, inicialmente as atividades foram disponibilizadas pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio do Espaço “Educação na Rede”, hospedado no site oficial da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br).

Durante a “live” também foram anunciados os vencedores do Concurso Cultural “Práticas Inovadoras”. A professora da Emef (Escola Municipal de Enino Fundamental) Jd. Primavera, Luciene Barretos de Oliveira, ficou entre as quinze finalistas, recebendo o certificado “Eu inovo na educação”, com o Projeto “Valores e Sentimentos”, acompanhado de perto pela assistente de direção Rute Batista. “Fico muito feliz e agradecida em saber que conseguimos realizar nosso trabalho com o empenho e a dedicação de todos, pois o trabalho todo é uma parceria escola, gestores, professores, alunos e eu coordenadora do projeto na secretaria municipal, fazendo esse elo entre todos. O momento é de gratidão”, avalia a coordenadora do projeto, Carla Borrego Varani.