Hortolândia começa a entregar uniformes e materiais escolares a estudantes municipais Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Eventos de entrega, iniciados nesta segunda-feira (27/02), contaram com a presença do prefeito Zezé Gomes

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes esteve, nesta segunda-feira (27/02), em duas escolas municipais por onde começou a entrega simbólica de uniformes e materiais escolares, neste início de ano letivo. Pela manhã, na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Santa Clara Lago I e, à tarde, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Cláudio Roberto Marques, no Jd. Santana, o prefeito teve a oportunidade de estar com as crianças e conversar com pais e responsáveis sobre esta política pública, que beneficia diretamente 26 mil estudantes da rede municipal, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) até a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

"Nosso Governo trabalhou incansavelmente para que pudéssemos realizar a entrega do kit uniforme e material escolar logo no início do ano letivo. Esse benefício garante igualdade entre os alunos, mais segurança e economia para as mamães e papais. Neste ano, o grande diferencial é a mochila, que passa a integrar os kits de material escolar. O cronograma já começou e a meta é finalizar a entrega para os mais de 26 mil alunos dentro dos próximos dias", comentou Zezé Gomes.

Também compareceram aos eventos iniciais a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos Assis Barros; os secretários Fernando Moraes (titular de Educação, Ciência e Tecnologia) e Roberta Moraes Diniz (adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social), além de vereadores. Até esta sexta-feira (03/03), haverá outros eventos diariamente, um às 7h e outro às 13h, envolvendo duas escolas por região, a cada dia. Eles marcam a entrega dos kits aos estudantes e às famílias, em todas as escolas municipais, mesmo nas unidades onde não haverá cerimônia simbólica. Cada escola tem cronograma próprio de distribuição, que será informado aos pais e responsáveis previamente.

“É muito importante essa parceria entre a Secretaria de Educação e as de Inclusão e Desenvolvimento Social e de Governo, com o programa Acerte, a ela vinculado. Estamos muito felizes de conseguir realizar essa entrega tanto do material escolar quanto do uniforme logo no início do ano letivo, pois sabemos como essa ação faz total diferença para a comunidade escolar, principalmente para os pais e alunos. Sabemos que o uniforme tem uma importância na autoestima, no sentimento de igualdade e segurança dos alunos. Neste ano, teremos também a entrega dos uniformes de inverno dentro do tempo adequado para garantir a todos o uniforme completo”, afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

A entrega dos kits de inverno está prevista para começar em abril deste ano, segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Assim como os itens de verão, eles são confeccionados pela própria Prefeitura, por meio do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), vinculado à Secretaria de Governo. São feitos por bolsistas participantes do projeto social CQP II (Centro de Qualificação Profissional), espaço que oferece formação gratuita em Costura Industrial. Ao todo, eles confeccionaram 78 mil peças de roupa para os kits de verão.

Os materiais escolares são entregues dentro das mochilas, que foram organizadas de modo a atender as necessidades de cada modalidade de ensino e faixa etária. Nelas, há itens como cadernos, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola, lápis de cor, tinta guache e um estojo para organizar o material.

Cada criança, jovem ou adulto receberá um kit de uniforme de verão, com três peças – duas camisetas e uma bermuda, além da mochila escolar com materiais escolares de acordo com a etapa escolar em que esteja inscrito.

A ação busca dar mais segurança aos estudantes e valorizar a autoestima da criança. Outro aspecto importante diz respeito à economia das famílias, que, com esta contribuição, despreocupam-se da compra dos itens básicos.

Para Elizabeth Colman, mãe do Henzo, estudante do 4° ano C da Emef Prof. Cláudio Roberto Marques, a entrega do material e uniforme “é muito importante. Meu filho iniciou esse ano na rede municipal de educação, antes ele estudava em escola particular, e é maravilhosa essa entrega para os pais que estão desempregados, por exemplo, ajuda muito”, ressaltou.

“Estou muito animado para usar os lápis de cor, canetinhas e desenhar bastante”, declarou Pedro Henrique, aluno do 2° ano D da Emef Prof. Cláudio Roberto Marques.

“É importante eles receberem uniformes para a questão da educação deles. Eles entendem a maneira de se portar, compreendem que existe um compromisso com os estudos e de ir para a escola”, destacou Rodrigo Ribeiro, pai de Anderson, do 1 ano°C, e de Pedro, do 4° ano B.