Escolas municipais celebram o Dia Nacional do Livro Infantil Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Para promover a leitura entre as crianças, Prefeitura distribui livros e realiza contação de histórias e peças de teatro nas unidades escolares ao longo do mês

O hábito da leitura também se aprende na escola. Em Hortolândia, desde muito cedo, a Prefeitura apresenta às crianças da rede municipal de ensino o mundo mágico da literatura e da contação de histórias. Nesta terça-feira (18/04), Dia Nacional do Livro Infantil, data em que se homenageia o nascimento do escritor paulista José Bento Monteiro Lobato, um dos maiores escritores da literatura infantil brasileira, estudantes municiais tiveram show de teatro, música e humor infantil com o palhaço Zé Minhoca, da companhia MTC Teatro.

O espetáculo interativo, que faz parte da ação de valorização do hábito de contar histórias, mistura música ao vivo e diversos clássicos infantis, resgatando este hábito tão comum nas gerações anteriores. “Gostei da apresentação, interessante, engraçada e divertida. É legal fazer algo diferente na escola, ver todo mundo se divertindo e dançando”, afirma a aluna do 5º ano A, Maria Júlia de Souza Mariano. “Eu achei muito diferente e inovador, porque eles misturaram várias histórias. Foi bom ter apresentação”, complementou o colega de turma, Gabriel Vieira.

Para a professora Karina Fernandes, do Projeto “Convivências e Afetos”, o uso de várias linguagens conquista a atenção e mobiliza os pequenos. “Eu achei bem legal a apresentação nesse estilo musical e também misturando as várias histórias que os alunos já conhecem. A gente vê eles identificando e até corrigindo as histórias contadas pelos palhaços. A apresentação neste formato, teatro musical, os livros e mesmo a história cantada ajudam muito a estimular, sair da rotina. Eles percebem que existem outras formas de se divertir para além da televisão e do celular e acabam levando isso para casa, incentivando a família também a pensar em outras formas de lazer”, comenta a docente da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Viva Mais.

Após o espetáculo, houve distribuição de livros. Os títulos distribuídos são do catálogo da Editora Elo: “A lenda da Vitória-Régia”, de Cláudio Fragata; “Mitaí conta até Dez”, de Alice Bella;“Jogo de Como-Pode”, de Luiz Raul Machado e Marta Lagarta; e “A vaca que não parava de sonhar”, de Zil de Paula.

Estas e outras ações de incentivo leitura serão promovidas pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia até o dia três de maio.

Confira as escolas onde o espetáculo é encenado:

1. E.M.E.B. Prof. Richard Chibim Naumann, Interlagos,

2. E.M.E.F. Viva Mais,