Escolas de Hortolândia já se preparam para o 13º Hortolendo Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Evento literário gratuito, no dia 26 deste mês, faz parte dos festejos dos 32 anos da cidade, promovidos pela Prefeitura

A pouco mais de uma semana da maior festa literária da cidade, as 60 escolas da rede de ensino da Prefeitura se preparam para participar do 13º Hortolendo, política pública municipal de incentivo a leitura em Hortolândia. Além delas, também participarão do evento as 40 escolas particulares contratadas por meio do programa Bolsa Creche. Neste ano, a festa promovida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia enfocará “A leitura e seus afetos: a escola como espaço de aprendizagem, convivência e humanização”. O evento será na última sexta-feira de maio (26/05).

Cada unidade escolar terá programação própria, envolvendo tanto os profissionais da Educação quanto crianças, jovens e adultos que estudam nestas escolas. A criatividade dos times é que definirá as ações que a comunidade escolar poderá ver de perto no dia da exposição. Mas, a relembrar das edições anteriores, é certo que haverá contação de histórias, cantinhos de leitura, teatro, desenho, apresentações musicais e muita alegria.

“Estamos bem empolgados nos preparativos. Faremos apresentações de diferentes gêneros literários, abordando os temas Hortolândia, combate à violência sexual infantil e cultura de paz. Estamos também preparando a exposições dos trabalhos”, comenta Simone Vieira, diretora da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Lilian Cristiane Martins de Araújo, no Jd. Stefânia.

“O Hortolendo na escola é um marco na história do aniversário de Hortolândia. Estamos preparando um evento para receber a comunidade e, juntamente aos alunos, proporcionar esse feito com trabalhos desenvolvidos por eles e atividades pensadas no desenvolvimento integral da criança, pois nosso espaço escolar se completa com o Ensino Integral. Acreditamos que a escola é um espaço de saberes e formação do ser humano. Esse evento tem o objetivo de socializar as aprendizagens”, afirma Cínthia Godoy, diretora da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Richard Chibim Naumann, no Jd. Interlagos.

Já na Emef Prof. Cláudio Roberto Marques, no Jd. Santana, as atrações incluirão gincana de queimada e brincadeiras interclasses, apresentações musicais dos alunos do ensino regular e dos alunos da disciplina de música do ensino integral, brinquedos infláveis, comes e bebes, comenta a diretora Thaís Pires de Campos Montes.

Para a diretora da Emef Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Michelle Fabiana Trevisan, “o projeto Hortolendo na escola oportuniza a interação da comunidade interna com externa com diversas ações voltadas à leitura de diferentes gêneros. Nesse contexto, a escola desenvolve atividades promovendo e incentivando o hábito da leitura com atividades lúdicas e prazerosas”. Segundo a assistente de direção da escola, Cristiane da Silva Gonçalves, “a leitura está no cotidiano escolar. Porém é necessário tirarmos um dia para potencializarmos essa ação pela importância da leitura na formação global do estudante e toda a comunidade nos âmbitos intelectual, social e cultural”, complementa a gestora.

Eventos literários

No mês em que completa 32 anos de emancipação, Hortolândia terá dois grandes eventos literários. Além do 13º Hortolendo, haverá, no domingo (28/05), o 2º Literalendo. O evento será no Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado na Rua Manoel Antônio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. É aberto à comunidade em geral, a partir das 11h, sem necessidade de inscrição prévia.

Neste ano, o tema será “Por uma alfabetização de bons sentimentos” e terá como atração principal a dupla musical infantil paulista “Palavra Cantada”, formada pelos músicos Paulo Tatit e Sandra Peres, muito conhecidos no meio escolar brasileiro. Durante o evento, haverá distribuição de livros. Em 2022, na primeira edição, o Literalendo levou cerca de 25 mil pessoas ao Parque Dorothy.