É nesta terça (07/11) cerimônia de formatura de Especialização gratuita na área da educação Destaque

Segundo Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, curso da UFSCar, em cooperação com a Prefeitura, forma nesta terceira oferta mais de 100 profissionais da educação

Cerca de 109 profissionais da educação que atuam na rede municipal de Hortolândia receberão, nesta terça-feira (07/11), a declaração de finalização do curso de Especialização Lato Sensu “Da Escola pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e do trabalho”, promovido pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em cooperação com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura. A cerimônia acontecerá a partir das 19h, no teatro Elizabeth Keller de Mattos, localizado na Rua Graciliano Ramos, 280, no Jardim Amanda. O evento é voltado a formandos, familiares e convidados.

Os 109 concludentes participaram da terceira oferta da Especialização no município. A primeira data de 2021. Desde então, a cooperação promove formação continuada gratuita e de qualidade aos profissionais da rede pública municipal de educação, já tendo formado aproximadamente 300 profissionais.

O curso de pós-graduação lato sensu tem duração de 400 horas e se estende por cerca de um ano. As aulas acontecem na modalidade EAD (Ensino a Distância).

A próxima oferta da Especialização Lato Sensu, agora chamada de “Escola Outra na perspectiva da teoria da relação com o saber e da teoria da biografização”, disponibilizou 150 vagas, inclusive para profissionais graduados em qualquer área do conhecimento, que trabalham em escolas que prestam serviço à Prefeitura e são contratadas pelo Programa Bolsa Creche. A previsão é que as aulas das próximas turmas tenham início em 20 de novembro de 2023 e término em 30 de dezembro de 2024.

A pós-graduação tem como coordenadores o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva (UFSCar) e o Prof. Dr. Roberto Marcos Gomes de Onófrio (SMECT/ UFSCar). A formação é voltada aos estudos das relações com o saber e com a instituição no âmbito de seus projetos de vida e de trabalho, estabelecendo etapas de elaboração de projeto de intervenção junto aos formandos do curso.

“A formação continuada e permanente como elemento de reflexão oportuniza saberes, conhecimentos e desenvolvimento da consciência do próprio processo e percurso formativo. As parcerias entre o Poder Público e a Universidade, proporcionada pelo termo de cooperação técnica, encontra-se em consonância com as políticas públicas de qualificação da formação profissional/docente, conforme preconizado em documentos oficiais como a Constituição Federal Brasileira, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Nacional e Municipal de Educação”, afirma o diretor de Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, Aparecido Donizeti Chagas de Faria.