300 novos profissionais de Educação de Hortolândia recebem capacitação sobre infância Destaque

As formações foram ministradas nesta semana para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, e educadores infantis e infantojuvenis

A Educação de Hortolândia ganha um reforço importante. A rede pública de ensino do município passa a contar com 300 novos profissionais, que foram contratados por meio dos concursos públicos realizados pela Prefeitura. A fim de capacitá-los para atuar nas unidades escolares municipais, a Secretaria de Educação realizou uma série de formações para esses profissionais durante esta semana. Os 300 novos contratados são professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, e educadores infantis e infantojuvenis.

As capacitações abordam a temática da infância. De acordo com o diretor de Formação Continuada da Secretaria de Educação, Aparecido Donizete Chagas de Faria, o objetivo é contribuir com o processo de formação dos novos profissionais. “Ao realizar essas capacitações, queremos potencializar aprendizagens sobre temas que estão relacionados com o Currículo Municipal de Educação”, destaca o diretor. A programação de capacitações será concluída na próxima semana.

Um dos 300 novos profissionais que participou das capacitações é o educador infanto-juvenil Wellington Roberto Alves de Oliveira. Ele irá atuar na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Boa Esperança José Roque de Moura. Para o educador, a programação de capacitações foi uma jornada inspiradora e transformadora.

“Durante o curso, mergulhei fundo nos desafios e nas nuances da inclusão educacional. Compreendi de forma mais profunda a importância de ser formado para ser um bom profissional nesse campo crucial da educação”, destaca o educador.

As capacitações foram uma oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal e profissional, salienta o profissional. “Os diálogos e as reflexões compartilhadas entre os participantes e os formadores abriram novos horizontes. Ampliaram minha compreensão sobre como atuar de maneira mais eficaz e inclusiva em sala de aula”, ressalta Oliveira.

AMBIENTE ACOLHEDOR

Para o educador, as formações possibilitaram adquirir ferramentas práticas e estratégias pedagógicas que serão úteis no seu dia a dia profissional. “Aprendi a importância de reconhecer e valorizar as necessidades individuais de cada aluno. E a promover um ambiente escolar que seja verdadeiramente acolhedor e acessível a todos, independentemente de suas diferenças”, frisa o profissional.

Outro aspecto importante destacado pelo educador é que as capacitações lhe proporcionaram uma visão mais ampla e humanizada da Educação Especial. “Saí do curso não apenas com novas habilidades. Mas também com um senso renovado de propósito e compromisso em fazer a diferença na vida dos meus alunos e na comunidade escolar como um todo”, analisa Oliveira.

A partir de agora, o educador espera poder colocar em prática o conhecimento que adquiriu. “A formação foi uma experiência que não apenas me capacitou como educador, mas também me inspirou a ser um agente de mudança e inclusão em minha prática pedagógica diária. Estou profundamente grato por ter tido a oportunidade de participar. Espero poder aplicar tudo o que aprendi para criar um ambiente educacional mais justo, inclusivo e capacitador para todos os meus alunos”, destaca o profissional.

JORNADA PEDAGÓGICA

Os 300 novos profissionais de Educação também participarão de outra atividade importante: a Jornada Pedagógica. Trata-se do tradicional evento que marca o início do ano letivo na rede municipal de ensino de Hortolândia. Neste ano, a jornada acontecerá no dia 1º de fevereiro.

Em tempo: a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia reforça para as famílias e os responsáveis que o início das aulas este ano será no dia 5 de fevereiro para alunos do Ensino Fundamental. Já no dia 9 de fevereiro haverá reunião com os pais das crianças desse nível educacional. Já o início das aulas para estudantes da Educação Infantil será em 6 de fevereiro. Um dia antes, haverá reunião com os pais desses alunos.

A rede municipal de ensino de Hortolândia têm em torno de 25.000 alunos matriculados e conta com 60 unidades, dentre EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e EMEIEFs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental). A Prefeitura finaliza a confecção dos uniformes escolares que os estudantes irão usar neste ano letivo.