Webinário sobre poesia na infância mobiliza mais de 2 mil pessoas Destaque

Formação gratuita, promovida pela Prefeitura, integra o calendário de aniversário de 33 anos de Hortolândia

Mais de 2 mil profissionais de educação participaram, na noite desta segunda-feira (13/05), do webinário “Poesia, Infância e Educação Literária”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, dentro do calendário de celebração pelos 33 anos de emancipação da cidade. O tema foi abordado pela jornalista, roteirista e escritora Goimar Dantas, doutoranda na USP (Universidade de São Paulo). A palestra foi transmitida ao vivo pelo Youtube e está disponível no canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia na plataforma. A formação faz parte do CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), do Ministério da Educação do Brasil, que beneficiará cerca de 11 mil crianças matriculadas na Educação Infantil no município.

Durante o encontro, Goimar falou sobre as origens e principais características da poesia, uma das possibilidades de expressão artística. Ela ressaltou a conexão especial que as crianças têm com este gênero literário, sendo naturalmente propensas à imaginação e à criação. A jornalista destacou a importância da poesia em vários aspectos: a expressão emocional, permitindo que as crianças explorem e expressem suas emoções de forma criativa; o desenvolvimento da criatividade, ao incentivar o pensamento divergente e estimular a originalidade; a musicalidade e o ritmo, desenvolvendo o senso de ritmo e musicalidade das crianças e tornando o aprendizado mais lúdico; e a universalidade, com a capacidade de emocionar e transmitir mensagens mesmo quando compreendida parcialmente, conectando pessoas de diferentes idiomas e culturas.

“A importância da poesia para as crianças é enorme. Ela contribui para o desenvolvimento da linguagem, o estímulo da imaginação e a expressão emocional. No desenvolvimento da linguagem, a poesia utiliza uma linguagem muito rica, criativa e muitas vezes metafórica. Isso ajuda as crianças a expandirem seu vocabulário e compreensão da linguagem”, explica Goimar. Segundo ela, “no estímulo da imaginação, a poesia frequentemente apresenta imagens vívidas, permitindo que as crianças visualizem cenários e conceitos de maneira mais criativa. Quantas vezes na vida vocês, que nem são mais crianças, visualizaram um arco-íris jogando uma seta e atingindo uma pessoa que virou poeta? Você está construindo uma imagem a princípio original. Pode ser que outras pessoas tenham pensado nisso também, mas estou dando abertura para que crianças e adultos estabeleçam conexões e sinapses que, sem a poesia, seriam mais complexas de alcançar por si só. Ela nos ajuda a expandir esse universo visual, de vocabulário e de sensações. Quanto à expressão emocional, através da poesia, as crianças podem explorar e expressar suas emoções de maneira mais profunda e artística, aprendendo a lidar com sentimentos complexos", complementa ela.

A palestrante ainda deu dicas de obras para o trabalho com a poesia nas escolas, mencionando autores como Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Manoel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade. Além disso, deu dicas de como desenvolver algumas atividades e apresentou experiências em outros municípios.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o encontro é parte integrante da formação continuada do LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil),  destinada a professores(as) do Jardim I e Jardim II da Educação Infantil, e do Alfabetiza Juntos SP, voltada aos(às) professores(as) do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Esta formação acontece de maneira híbrida, no período de abril a dezembro de 2024, combinando aulas presenciais no CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) "Paulo Freire" e encontros online por meio da plataforma Ava Mec, visando ampliar e subsidiar as ações pedagógicas nas unidades escolares.