Escolas municipais de Hortolândia receberão 35 novos notebooks para Projeto de Robótica Educacional Destaque

Cerimônia oficial de entrega dos equipamentos será nesta segunda-feira (20/05)

O Projeto de Robótica Educacional realizado pela Prefeitura ganhará um importante reforço. A Administração Municipal entregará, nesta segunda-feira (20/05), 35 novos computadores notebooks que serão usados nas atividades do projeto nas unidades municipais de ensino de Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a entrega será feita em cerimônia simbólica, a partir das 9h, no auditório da Emef Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, na Rua Maria de Lourdes Cangleriani, 92, Remanso Campineiro. O evento contará com a presença de autoridades locais, gestores escolares e agentes educacionais de robótica.

De acordo com o Departamento de Ciência e Tecnologia, a ação visa fortalecer e expandir as atividades pedagógicas do Projeto de Robótica Educacional "Aprender, Brincar e Se Conectar” nas unidades escolares. Os notebooks das marcas Samsung Galaxy ou HP serão distribuídos entre as 28 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e as 7 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) participantes do projeto. Cada escola receberá um equipamento que pertencerá à unidade escolar e será utilizado pelos agentes educacionais para enriquecer as aulas.

Com as atividades de robótica, os estudantes desenvolvem habilidades em pensamento computacional, noções básicas de mecânica, cultura digital e programação. Eles são incentivados a se tornar criadores e solucionadores de problemas em um mundo cada vez mais tecnológico. O Projeto está em consonância com o currículo próprio das escolas de Hortolândia, o “Integra Saberes”, ao incorporar aspectos tecnológicos para enfrentar os desafios contemporâneos.

“Estamos muito felizes de, mais uma vez, conseguir entregar novos equipamentos para a realização do projeto nas escolas A inclusão de recursos tecnológicos na prática pedagógica é essencial para contextualizar a vida dos alunos nascidos na era digital. Esses equipamentos não apenas facilitam o acesso ao conhecimento, mas também promovem novas experiências através da tecnologia, desenvolvendo competências que são cruciais para o processo de ensino-aprendizagem das crianças e estudantes, tanto individual quanto coletivamente”, afirmou a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Maria Angelina de Campos.

Projeto Robótica Educacional: Aprender, Brincar e se Conectar

Projeto Robótica Educacional “Aprender, Brincar e se Conectar” foi lançado em agosto de 2023 e atualmente beneficia 26 mil estudantes matriculados nas 60 unidades da rede municipal de ensino. São atendidos tanto os que estão na Educação Infantil quanto os do Ensino Fundamental I e II.

Para os alunos do Ensino Fundamental I e II, são disponibilizados kits da Alpha Mecatrônica, que incluem peças recicláveis, motores, baterias e uma variedade de sensores. Esses kits permitem que as crianças explorem conceitos de engenharia, eletrônica e programação de forma prática e divertida. Já na Educação Infantil, os pequenos estudantes têm à disposição o ROB, um robô projetado para estimular a aprendizagem e a lógica de programação de maneira lúdica. O ROB desenvolve habilidades cognitivas, promove a criatividade e o pensamento crítico desde os primeiros anos de vida.

Entrega de computadores para o Projeto de Robótica Educacional

Data: segunda-feira (20/05)

Hora: 9h

Local: auditório da Emef Profa Marleciene Priscila Presta Bonfim, Rua Maria de Lourdes Cangleriani, 92, Remanso Campineiro