EMEB Josias da Silva Macedo encerra projeto pedagógico com gincana inclusiva Destaque

Gincana "Prêmio Josias de Conhecimento Matemático e Raciocínio Lógico" promove o raciocínio lógico e a inclusão

A EMEB (Escola Municipal De Educação Básica) Josias da Silva Macedo foi palco, na manhã desta sexta-feira (11/10), de uma animada competição que marcou o encerramento de um projeto pedagógico da escola: a Gincana "Prêmio Josias de Conhecimento Matemático e Raciocínio Lógico". O evento, que integra o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, tem como objetivo fomentar o raciocínio lógico e as habilidades matemáticas de crianças e estudantes de maneira divertida e inclusiva.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, ao longo do ano letivo os professores trabalham com diversos jogos matemáticos, como o Banco + e o MAJOG, oferecidos pela Rede Municipal, além de uma série de atividades que promovem o desenvolvimento do raciocínio lógico. Como parte do projeto, as crianças realizam três simulados, cujas notas de aproveitamento são somadas para gerar uma média. As três maiores médias de cada turma são selecionadas para representar a sala no dia da gincana.

A cada simulado, as turmas têm suas médias registradas e transformadas em gráficos, o que permite à equipe pedagógica da escola elaborar um planejamento mais assertivo, focado nas dificuldades apresentadas pelas crianças ao longo do processo.

Os finalistas são agraciados com medalhas personalizadas e prêmios especiais, uma forma de reconhecer o esforço e dedicação dos estudantes. A celebração foi um sucesso, promovendo não apenas o aprendizado, mas também a integração e o espírito de equipe entre as crianças.

As turmas competiram entre si com muito entusiasmo, contando com a torcida organizada dos colegas. O grande destaque deste ano foi a participação ativa de estudantes com necessidades especiais, que se juntaram aos colegas nos desafios, mostrando que a inclusão é uma realidade cada vez mais presente na instituição. Com adaptações apropriadas, todos puderam se envolver plenamente na gincana, reforçando valores de respeito às diferenças e colaboração entre os estudantes", ressaltou Elisandra Maria Marinho de Souza, professora de referência de acompanhamento pedagógico do Centro de Formação Paulo Freire.