Observatório Ambiental Parque Escola (OAPE)

Aprofundando conhecimentos do ODS 6 - "Água Potável e Saneamento"

Em conferência realizada em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) deu início a um projeto ousado para transformar o mundo: a Agenda 2030. Ela visa reunir um conjunto de ações para o desenvolvimento sustentável mundial até 2030. A ONU definiu também os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais visam o combate à pobreza, promoção do bem-estar e proteção do meio ambiente de forma global.

O que é o ODS 6 – Água limpa e saneamento

A ODS 6 tem como intuito garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento básico para toda a população.

Qual a sua importância no contexto dos ODS?

A aplicação das metas do ODS 6 é importante na medida em que busca a manutenção de nosso bem mais importante: a água. Esse recurso é a base da sobrevivência dos seres vivos, mas trata-se de uma fonte não renovável, por isso prezar pela manutenção da água por meio de práticas sustentáveis é algo necessário e urgente no mundo todo.

Iniciativas que estão transformando o Brasil

Conheça as medidas que contribuem com o alcance das metas do ODS 6 e que podem ser encontradas no Brasil:

Programa Água para Todos: gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) o programa tem como propósito disponibilizar o acesso à água em territórios rurais de todo o país. Oferece especial atenção às famílias de baixa renda ou que vivem em condição de extrema pobreza. Graças ao programa, mais de 750 mil cisternas já foram instaladas, e milhares de famílias consomem água mais saudável, pois são construídos sistemas coletivos de abastecimento de água, que também realizam seu tratamento. Além disso, nesses locais são estruturados sistemas de contenção para captação de água da chuva para abastecimento da produção agrícola e alimentar.

Programa Água Brasil: O Programa Água Brasil foi desenvolvido por meio da parceria entre a Fundação Banco do Brasil, WWF-Brasil e Agência Nacional das Águas (ANA). A iniciativa visa disseminar ações sustentáveis, criar modelos de negócios e mobilizar a população para a melhoria da qualidade da água em todo o país. Assim, investe na recuperação da vegetação próxima às bacias hidrográficas e na conscientização a respeito do consumo e descarte de lixo e resíduos no espaço urbano. Por meio do projeto, mais de 11 milhões de pessoas foram beneficiadas.

Como contribuir com as metas do ODS 6

Seguir esses e outros modelos de soluções que contribuem com o ODS 6 são essenciais para o alcance de suas metas e prioridades. Para tanto, empresas e população brasileira podem:

• Evitar o desperdício de água e alimentos.
  • Realizar campanhas de conscientização sobre o consumo da água.
  • Evitar o descarte incorreto de lixo.
  • Utilizar meios sustentáveis de produção.
  • Obter matérias-primas ou materiais reciclados.
  • Investir e apoiar pesquisas em biotecnologia e bioenergia.
  • Buscar meios de levar água à população que tem menos acesso a esse recurso.

Sem sombra de dúvida, a água deve ser a preocupação de primeira instância em qualquer segmento e região. Isso só é possível com o seu uso consciente e com o engajamento de todos em busca de sua manutenção. A partir disso, a sobrevivência da vida na Terra estará resguardada.

METAS DA AGENDA 2030

• Até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos
  • Até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles que estão em situação de vulnerabilidade
  • Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a libertação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo para metade a proporção de águas residuais não-tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e a reutilização, a nível global
  • Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência no uso da água em todos os setores e assegurar extrações sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água
  • Até 2030, implementar a gestão integrada dos recursos hídricos, a todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça, conforme apropriado
  • Até 2030, proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas húmidas, rios, aquíferos e lagos
  • Até 2030, ampliar a cooperação internacional e o apoio à capacitação para os países em desenvolvimento em atividades e programas relacionados com a água e o saneamento, incluindo extração de água, dessalinização, eficiência no uso da água, tratamento de efluentes, reciclagem e tecnologias de reutilização
  • Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento.

Saiba mais a respeito desse tema de forma detalhada neste endereço:

Última modificação emSexta, 10 Setembro 2021 00:36