Prefeitura lança novo espaço virtual de aprendizagem: “Portal Educação na Rede” Destaque

A partir de agora, a rede municipal de Educação de Hortolândia conta com uma nova ferramenta de aprendizagem virtual: o “Portal Educação na Rede”. Lançado pela Prefeitura, nesta sexta-feira (21/05), o espaço visa, principalmente, oferecer mais recursos e ferramentas para o desenvolvimento das atividades pedagógicas ofertadas aos 26 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia integra a programação do aniversário de 30 anos de emancipação política do município.

O portal foi desenvolvido para ser mais intuitivo e atrativo para a comunidade escolar. Por meio dele, agora é possível responder às atividades disponibilizadas, utilizando também aparelhos celulares.  Nele, estão disponíveis notícias, o programa educativo “Território de Saberes" (via canal próprio no Youtube) e outras ações da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Além disso, ele auxiliará na implantação, posteriormente, do ensino híbrido, metodologia que combina aprendizagem remota com ensino presencial.

O novo portal é uma evolução do trabalho já desenvolvido pelo blog e, posteriormente, o espaço “Educação na Rede”, que proporciona aprendizagens aos alunos da rede municipal de ensino, oferecendo atividades pedagógicas durante o período de isolamento social.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação, Ciência e Tecnologia, Fátima Regina Colevate, “esse projeto foi feito por muitas mãos, sejam as mãos dos profissionais mais técnicos na construção da ferramenta, assim como as mãos de contribuição dos profissionais da educação, na sugestão e colaboração. Está todo mundo contribuindo para que esse seja um ambiente agradável e que tenha todas as informações possíveis e necessárias para que a educação do município seja efetiva. Essa possibilidade que a tecnologia nos proporciona vem contribuindo para que o trabalho dos nossos profissionais chegue aos alunos e aos familiares com mais força, para que essa atividade educacional permaneça e prevaleça na nossa comunidade.”

Os profissionais poderão publicar textos, fotos, vídeos e áudios de maneira simples, enquanto os alunos da rede também encontrarão maior facilidade no acesso às atividades. Dentro do Portal, os pais e alunos também terão acesso aos conteúdos publicados anteriormente no espaço “Educação na Rede”.

Além das salas de aulas, outra novidade da plataforma serão os perfis das escolas. Cada unidade escolar terá um perfil com apresentação, fotos e informações importantes como telefone, e-mail e localização. A ideia é centralizar a organização e transformar o espaço numa sala de aula online de troca de saberes e experiências.

“Nesse portal, nós vamos ampliar as nossas ferramentas de aprendizagem e interlocução com os profissionais da educação, mas, em especial, com a comunidade como um todo, pais e alunos. Vamos compartilhar os conteúdos de uma escola com a outra, compartilhar boas práticas de educação. Esse será o canal específico para instrumentalizar as práticas pedagógicas. Que todos acessem com tranquilidade os conteúdos e informações da educação”, ressaltou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia Fernando Moraes.