Na Fase Emergencial do Plano São Paulo, Prefeitura antecipa recesso escolar Destaque

A Prefeitura de Hortolândia antecipou, para esta segunda-feira (15/03), o início do tradicional recesso escolar do meio do ano. A medida está na resolução n° 2 da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, publicada na edição 1.153 do Diário Oficial Eletrônico do Município, e decorre do agravamento da pandemia em São Paulo e na região, que levou à implementação de medidas emergenciais para conter a disseminação do Coronavírus no país. A medida afeta diretamente os cerca de 2.400 profissionais da área, bem como os 26 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino.

O recesso escolar nas 58 unidades que compõem a rede municipal de ensino, anteriormente marcado para acontecer no período de sete a 23 de julho, passa a ser de 15 de março a primeiro de abril. Desde o início da pandemia no país, as aulas presenciais na rede municipal estão suspensas, sendo disponibilizadas aos alunos atividades pedagógicas impressas e entregues nas unidades escolares ou postadas no Espaço “Educação Na Rede”, hospedado no site oficial da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br).

A antecipação do recesso escolar ocorre nesse momento com o objetivo de prevenir o contágio e a transmissão do vírus, uma vez que diminuímos a circulação, protegendo mais pessoas. Enfatizamos que não trará prejuízos pedagógicos aos nossos alunos, pois antecipamos o recesso no calendário escolar e estaremos em constante acompanhando junto aos nossos gestores escolares, afirma a diretora de Ed. Infantil, Simone Locatelli.

Protocolos de retomada

Em janeiro deste ano, antes do início letivo, a Administração Municipal divulgou um protocolo de retomada das atividades escolares. Elas recomeçaram em fevereiro, de forma totalmente remota. Com a adoção das medidas emergenciais, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que já havia adiado para abril o início das aulas presenciais, decidiu antecipar o recesso escolar.

Com isso, o protocolo de retomada das aulas sofre nova alteração, mudando a data de retomada gradual das aulas presenciais de cinco de abril para três de maio. A partir do dia 26 de abril, está previsto o planejamento de retomada presencial com as equipes de todas as unidades escolares da rede municipal de Hortolândia, assim como das escolas conveniadas, por meio do Programa Bolsa Creche.

Entendemos a importância de realizar a antecipação do recesso, sugerido pelo Estado, até porque, nesse período, não temos apenas os professores e gestores que estão em trabalho 100% remoto. Também temos nossos profissionais que trabalham na área meio, fazendo o planejamento pedagógico, organizando as formações e atividades, os que trabalham na retaguarda da educação no Centro de Formação ‘Paulo Freire’. Então, pensando nesse momento delicado, na questão dos leitos ocupados, considerando todo o impacto que a pandemia tem nos causado, por uma questão de proteção à vida, entendemos que seria melhor adiantar o recesso para diminuir o risco das atividades presenciais de todos os profissionais. O recesso é em razão disso, sem perder a qualidade, pois as atividades que estavam programadas já foram entregues. Vamos aguardar os próximos dias, avaliar os números e o cenário para pensar e planejar uma retomada”, ponderou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.