Retorno presencial às aulas na rede municipal de Hortolândia é adiado para 16 de agosto Destaque

A Prefeitura de Hortolândia adiou, mais uma vez, o retorno às aulas presenciais na rede municipal de educação, previsto para acontecer no dia 12 de julho. Assim como nas vezes anteriores, a medida visa resguardar a saúde e a vida da coletividade e combater a propagação do Coronavírus em Hortolândia.

Segundo a portaria número 34 da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, publicada nesta quarta-feira (30/06), na edição 1.248 do Diário Oficial do Município, a volta às salas de aula fica agora agendada para 16 de agosto. Para ler o documento na íntegra, basta clicar no link: https://publicacoesmunicipais.com.br/eatos/hortolandia.

A portaria leva em conta o monitoramento constante da pandemia do Coronavírus na região e o fato de que a vacinação dos profissionais da Educação, tanto da rede pública, quanto da iniciativa privada, ainda está em andamento. Por enquanto, 3.526 profissionais da Educação já receberam a 1ª dose e 1.211, a 2ª dose.

O retorno às aulas presenciais estava previsto para 12 de julho, se as condições sanitárias permitissem. A partir daí, começaria o modelo de ensino híbrido, metodologia de ensino/aprendizagem que combina ensino online com atividades presenciais. No entanto, em razão do combate e prevenção a novos casos da COVID-19 na região, a Prefeitura decidiu pelo quarto adiamento para garantir a segurança de alunos, pais e profissionais da educação, deslocando o recomeço para meados de agosto.

O planejamento de retomada presencial está previsto para acontecer a partir do dia nove de agosto. Ele envolverá as equipes de todas as unidades escolares da rede municipal de Hortolândia, assim como das escolas contratadas, por meio do Programa Bolsa Creche.

A rede municipal de Educação conta, atualmente, com cerca de 26 mil alunos e dois mil profissionais da Educação. A determinação é válida para os alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação Integral I e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) das 59 unidades escolares próprias, bem como para os alunos das escolas conveniadas.

“É importante ressaltar que a nossa diretriz é a de proteção à vida. A escola é um organismo vivo, com grande circulação de pessoas e, mesmo em regime de revezamento, com capacidade reduzida de alunos e ocupação menor de 35%, é arriscado. Estamos observando as informações que os órgãos oficiais de saúde e as autoridades sanitárias nos apresentam e entendemos que não é o momento ainda dessa retomada presencial. Temos nos preparado, organizado com os protocolos de segurança e com o investimento também para que a escola possa se adaptar a esse novo momento", afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Até lá, as aulas na rede municipal de Hortolândia devem continuar de maneira remota, via postagem de atividades pedagógicas no Portal Educação na Rede e, também, através do programa no canal do Youtube da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia “Hortolândia: Território de Saberes”. Os profissionais disponibilizam também atividades impressas nas unidades escolares, garantindo assim a rotina de estudo dos alunos.