Lançamento do Currículo próprio para Educação é nesta segunda-feira (19/07) Destaque

A Prefeitura de Hortolândia convida toda a comunidade escolar para participar nesta segunda-feira (19/07), às 18h30, do “Lançamento da Construção Participativa do Currículo Educação de Hortolândia”. O evento, realizado por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, marca o início dos trabalhos para a construção coletiva do documento norteador da educação e será transmitido pelo canal do Youtube, no link: https://www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia.

O encontro online contará com a presença do prefeito, José Nazareno Zezé Gomes, do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, e do professor Dr. Cesar Callegari, que irão dialogar sobre a construção do Currículo Municipal e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com a secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a proposta é iniciar o diálogo de forma coletiva, formativa e democrática. A ideia é garantir que, por meio da participação de gestores, professores, educadores, funcionários, alunos e toda a comunidade escolar, a construção do documento oficial tenha como base as experiências, saberes e aprenderes do município legitimados.

Durante o evento, os profissionais da educação deverão ficar atentos ao preenchimento da lista de presença para a emissão dos certificados, que será realizada pelo Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA). A emissão dos certificados é exclusiva aos profissionais da rede municipal de educação e será entregue ao final do processo de construção do currículo.

“A construção participativa é fundamental para esse percurso de legitimação do currículo próprio da rede. Iniciaremos uma reflexão ação de toda a experiência já construída e consolidada dessa rede tão cheia de saberes, cheia de aprenderes, com características muito próprias. Para nós, considerando que cada escola é um organismo vivo e possui suas especificidades, ter a participação de todos é o alicerce principal para consolidação de um documento que represente a educação hortolandense”, ressalta o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

A criação do currículo próprio para a rede municipal é parte integrante da proposta da educação, na atual gestão: "Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade". A partir das experiências e dos saberes, a ideia é construir uma rede ativa e participativa para a educação no município. A ação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia beneficiará mais de 26 mil alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).