Profissionais participam de Webinário sobre Inovações Tecnológicas na Educação Destaque

• Escrito por  Departamento de Comunicação

“Iniciativas que Inovam na Educação Brasileira no Processo de Transformação Digital” foi tema do 10° encontro do “Percurso de Webinários Educação na Rede”, que aconteceu na noite de segunda-feira (26/07) via plataforma Zoom. Ofertado para mais de dois mil profissionais da educação no município, o evento recebeu como convidado o designer Caio Dib.

A ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, é parte integrante do ciclo formativo de palestras online que discute as principais pautas sobre educação na atualidade e busca a aproximação virtual com os profissionais da educação. Para rever o encontro, basta clicar aqui (https://www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia).

Durante a abertura do evento a secretária adjunta de Educação, Ciência e Tecnologia, Roberta Morais Diniz, agradeceu a presença e o trabalho de todos os profissionais da educação presentes. Ela falou sobre a importância do “Percurso de Webinários: Educação na Rede”, encontro online que acontece desde o início do ano letivo, trazendo convidados e promovendo um espaço de reflexões sobre educação.

Na sequência, o convidado Caio Dib apresentou o tema “Iniciativas que Inovam na Educação Brasileira no Processo de Transformação Digital”. O designer iniciou a palestra perguntando aos profissionais sobre a utilização das tecnologias dentro da sala de aula. Com as respostas, propôs uma reflexão a respeito de quais seriam os principais objetivos com a utilização das ferramentas, abordando que nem sempre todas as ferramentas são úteis ou adequadas às propostas de trabalho e cenários.

O convidado também falou sobre a viagem que fez com o intuito de conhecer escolas e realidades educacionais de várias cidades do Brasil. A ideia era observar e compreender as várias perspectivas e abordagens diferentes no uso das ferramentas tecnológicas. Através de vários relatos e imagens obtidas durante a viagem, o palestrante compartilhou algumas histórias sobre como inovar com tecnologias na educação, seja desde o planejamento da aula, nas questões administrativas da secretaria ou dentro da sala.

“Durante a viagem percebi que as escolas que se saíam melhores não eram aquelas que utilizavam super tecnologias, com as telas conectadas o tempo todo na frente dos estudantes. As melhores escolas faziam um trabalho de unir o online em conjunto com aquele modelo que já era realizado offline”, destaca o convidado Caio Dib.

O Percurso Webinários “Educação na Rede” é uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que apresenta aos participantes diferentes temas, motivando uma reflexão sobre educação e tecnologia na atualidade. Além de beneficiar gestores educacionais, professores e educadores municipais, o ciclo formativo também é aberto ao público em geral.