Aula inaugural de pós-graduação em parceria com a UFSCar reúne profissionais da Educação de Hortolândia Destaque

Profissionais da rede municipal de educação de Hortolândia participaram, na noite desta quarta-feira (04/08), da aula inaugural da segunda turma do curso de pós-graduação realizado em parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). A ação, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, reuniu virtualmente mais de 150 inscritos na especialização, dentre eles profissionais de duas cidades da região de São Carlos, Araraquara e Descalvado, que integram a nova turma da especialização, intitulada "Da escola pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e do trabalho". O evento, via plataforma Zoom, pode ser acessado através do link: https://www.youtube.com/watch?v=JWZZKhDIQ_s.

A formação, lato sensu e gratuita, disponibilizou 150 vagas aos profissionais da rede municipal de educação, beneficiando tanto professores e educadores quanto coordenadores, diretores, agentes educacionais e demais servidores. Os inscritos farão ao todo nove disciplinas – oito de fundamentação teórica e uma para a elaboração do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). As aulas começam no dia 16 de agosto.

A abertura do encontro online foi feita pela secretária-adjunta de Educação, Ciência e Tecnologia, Roberta Morais Diniz, que agradeceu a presença do convidado e dos profissionais da educação presentes. A secretária falou sobre a parceria com a universidade e destacou a realização do curso como uma grande oportunidade de formação gratuita para os profissionais. Ainda na abertura, o ex-aluno e agora coordenador do curso de pós-graduação, Roberto Otrebor, professor da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) São Sebastião, abordou a experiência de participar da formação e a alegria de retornar para a segunda turma.

“É com muita alegria que iniciamos mais uma turma do curso de pós-graduação e firmamos, mais uma vez, essa parceria com a UFSCar. É uma grande oportunidade para os nossos profissionais da educação a participação de uma formação tão rica e alinhada com as propostas da educação para o município”, afirmou a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Fátima Regina Colevate, que mediou a participação dos convidados.

A aula inaugural foi ministrada pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, do Departamento de Educação da UFSCar, que fez uma reflexão sobre a educação no atual momento e abordou as metodologias e o plano de ensino. O convidado também falou sobre as experiências e vivências da primeira turma da pós-graduação, que se encerrou em abril deste ano.

Ao final do encontro, o professor convidou a todos a pensar a escola sob uma nova perspectiva, a escola outra. “Vamos desafiar os profissionais e questioná-los se eles estão preparados para pensar a escola como Escola Outra. Uma escola onde nossos saberes e formas de aprender são postos à prova. Uma escola nova, na qual o papel do professor vai muito além de transmissor de informação”, destacou o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva.