Educação de Hortolândia debate Base Nacional Curricular com foco nos direitos de aprendizagem e campos de experiência Destaque

A Prefeitura promove, nesta segunda-feira (09/08), às 18h30, encontro remoto e online, voltado a profissionais da Educação Infantil, com vistas à construção participativa do currículo da Educação de Hortolândia. A segunda sessão formativa terá como pauta “A BNCC (Base Nacional Comum Curricular): os direitos de aprendizagem e os campos de experiência”, com mediação do educador e sociólogo César Callegari e palestra da Profª Rita Coelho, coordenadora da equipe de avaliação da Educação Infantil no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

O evento, gratuito e aberto ao público, será transmitido ao vivo pelo YouTube, por meio do canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura, que pode ser acessado neste link:  www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia.

A criação do currículo próprio para a rede municipal é parte integrante da proposta da educação, na atual gestão: "Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade". A partir das experiências e dos saberes, a ideia é construir uma rede ativa e participativa para a educação no município. O primeiro encontro formativo, com o Prof. César Callegari, aconteceu no dia 19 de julho, porém o tema começou a ser discutido pelos profissionais da Educação, em maio deste ano. A ação beneficiará mais de 26 mil alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Quem é Rita Coelho

Socióloga, formada em Ciências Sociais pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Possui ampla experiência, na formulação, implementação e regulamentação de políticas de Educação Infantil. Foi consultora de vários estados, municípios e organismos internacionais. Uma das articuladoras da criação do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), do qual é membro. Foi presidente da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação. Foi Coordenadora Geral da Educação Infantil do Ministério da Educação/MEC. Atuou em vários projetos de pesquisa e possui publicações e artigos na área. Atualmente é coordenadora da equipe de avaliação da Educação Infantil no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da UFJF.