Palestras voltadas à Educação Infantil auxiliam profissionais da rede municipal na construção do currículo próprio de Hortolândia Destaque

Segunda sessão formativa da Educação, nesta segunda-feira (13/09), começa às 18h30 e é aberta ao público

A Prefeitura de Hortolândia promove, nesta segunda-feira (13/09), às 18h30, a 2ª Sessão formativa da Educação Infantil, com vistas à construção participativa do currículo próprio da Educação para este segmento. Em razão da pandemia do Coronavírus, o evento acontecerá de maneira remota e online, sendo aberto à comunidade em geral. Para assisti-lo, basta acessar a página da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no YouTube, neste link: www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia.

A sessão terá duas palestras: uma sobre “Organização dos tempos, espaços materiais e brincadeiras”, com a Prof.ª Mônica Apezzato Pinazza, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), e outra sobre “As múltiplas linguagens e a inserção na cultura escrita”, com a Prof.ª Suely Amaral Mello, da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP/Marília). Como nas vezes anteriores, o evento contará com a mediação do educador e sociólogo César Callegari.

A criação do currículo próprio para a rede municipal é parte integrante da proposta da educação, na atual gestão: "Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade". A partir das experiências e dos saberes, a ideia é construir uma rede ativa e participativa para a educação no município. A ação beneficiará mais de 26 mil alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Saiba um pouco mais sobre as convidadas

Palestra 1 - Organização dos tempos, espaços materiais e brincadeiras

com Prof.ª. Mônica Apezzato Pinazza – FEUSP

Professora Associada (Livre Docente) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo/Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Contextos Integrados de Educação Infantil” e responsável pela coordenação do Grupo de Estudos “Formação Profissional e Práticas de Supervisão em Contextos” da Faculdade de Educação da USP. Representante do Brasil junto à European Early Childhood Education Research Association (EECERA). Pesquisadora, formadora e autora de publicações nas áreas: pedagogias da infância, educação infantil e formação de professores e de equipes gestoras.

Palestra 2 - As múltiplas linguagens e a inserção na cultura escrita

com Profa. Suely Amaral Mello - UNESP – Marília

Formada em Letras Modernas pela Universidade Estadual Paulista (1975), tem mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista /Unesp-Câmpus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, aquisição da escrita, relação teoria e prática, formação de professores e práticas educativas com crianças de 0 a 10 anos. É vice-líder do grupo de pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" e co-coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil Teoria e Práticas. Atualmente assessora a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Atualmente é Presidente da Anebhi (Associação Nacional de Educação Básica Híbrida) desde julho de 2020 e Pesquisadora “hors concours” da Cátedra de Educação Básica Alfredo Bosi do IEA/ USP (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/Universidade de São Paulo) 2021/2022.