Prefeitura de Hortolândia reabre Observatório Ambiental Parque Escola para visitação pública Destaque

Cerimônia de abertura marca volta das atividades na área de lazer

O final de semana em Hortolândia foi marcado pela reabertura do Observatório Ambiental Parque Escola, antigo Creape, no Jardim Santa Clara do Lago. A cerimônia de reabertura, com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes, aconteceu neste sábado (25/09).  Além dele, participaram do evento os secretários de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes (titular) e Roberta Morais Diniz (adjunta); diretores de departamento, Simone Locatelli (Educação Infantil); José Luiz Menegoro (Ensino Fundamental e Educação Integral) e representantes das secretarias de Governo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Serviços Urbanos, Habitação, Assuntos Jurídicos, Esporte e Lazer, Obras entre outras.

Para celebrar o momento, a Prefeitura de Hortolândia promoveu atividades culturais, música e contação de histórias, para o público presente na reabertura do parque. Tudo ao ar livre, para garantir a segurança contra o Coronavírus.

No período em que o parque ficou sem visitação pública, para evitar a disseminação do Coronavírus, foram realizadas diversas ações de zeladoria no local. Entre as melhorias implantadas, está o novo sistema de iluminação em LED. O Observatório Ambiental também recebeu, recentemente, nova ciclofaixa na área interna, além de sinalização viária na rua em frente ao parque. No início do ano, foram realizados trabalhos de recuperação e instalação de mesas e bancos no local, proporcionando espaço apropriado para descanso da comunidade.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, foram recuperados 26 bancos, quatro quiosques e instaladas 16 lixeiras e oito floreiras feitas de pneus e troncos de árvores. Também foram feitos 22 jogos de bancos com quatro banquinhos cada e dois bancos com restos de madeira, material recolhido durante os serviços de poda e corte de árvore. Também já foram concluídos os trabalhos de reforma dos dois prédios existentes no parque, estruturas que abrigarão as atividades de educação ambiental a serem realizadas pelas secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Educação, Ciência e Tecnologia.

"O nosso Observatório Ambiental Parque Escola, o antigo CREAPE, está ficando lindo. A cidade ganha um espaço renovado para a prática de atividades físicas, o lazer e o conhecimento", comenta o prefeito Zezé Gomes.

O Observatório Ambiental Parque Escola, antigo Creape, fica localizado na rua Bolívia, 290. Jardim Santa Clara do Lago. Atualmente, a área de lazer funciona, de segunda a sexta feira das 7h às 16h e, aos finais de semana das 8h às 17h. Nos próximos dias, a Administração Municipal realiza um estudo para a definição do horário de funcionamento.

Trabalho Intersetorial

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o “Observatório Ambiental Parque Escola” não ganha, nessa nova fase, apenas nova estrutura e nome. A ideia é que, a partir de agora, as ações e projetos de educação ambiental desenvolvidos no parque recebam também novas contribuições com a participação de todos.

“A mudança do nome não foi uma mera decisão, tem a ver com o trabalho que será desenvolvido. A ideia de ser um observatório aqui é que todas as outras secretarias, seja Educação; Mobilidade; Meio Ambiente; Serviços Urbanos, em conjunto com a comunidade tragam projetos, programas e ideias para que a gente faça ações permanentes de atenção a educação ambiental para a população”, ressalta o Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.