Escolas da rede municipal de Hortolândia ganham novo mobiliário escolar Destaque

Mesmo com as aulas presenciais suspensas, em razão da pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia trabalha intensamente na manutenção e infraestrutura das unidades escolares próprias. Desde o início deste mês, as 58 unidades da rede municipal de educação têm recebido mobiliário escolar novo para garantir maior comodidade e bem-estar a toda a comunidade escolar. A ação de Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, beneficia cerca de 26 mil alunos da rede municipal nas modalidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A aquisição de mobiliário foi realizada com base no levantamento das necessidades e em solicitações apontadas pelas unidades escolares no final de 2020. Os novos móveis vão suprir as demandas de ampliação das escolas e farão a reposição dos materiais antigos. Na lista, estão armários de arquivos em aço, cadeiras giratórias, conjunto de carteiras e cadeiras para os alunos e professores, mesas de refeitório, estantes em aço e mesas adaptadas para cadeirantes.

“Apesar das dificuldades enfrentadas durante a pandemia, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia continuou empenhada nas melhorias necessárias das nossas unidades escolares. A aquisição de móveis é muito importante para que as escolas estejam equipadas e preparadas para o momento do retorno às aulas presenciais”, ressalta a diretora do Departamento Financeiro, Simone Antoniel.

Para a diretora do Departamento de Educação Infantil, Simone Locatelli, “a distribuição do novo mobiliário representa mais conquista para nossas escolas e o compromisso em garantir a qualidade no atendimento às nossas crianças e nas condições de trabalho dos profissionais”, ressalta ela.

A divisão e o cronograma de distribuição do novo mobiliário seguem o levantamento das necessidades principais das unidades escolares. A estimativa é que, até o final do mês, todas as escolas tenham recebido a lista completa dos itens solicitados. A gestora Solidade Alves de Andrade já recebeu vários itens de mobiliário na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Amanda I. Para ela, os novos móveis são de grande utilidade para a organização das atividades cotidianas da escola e primordiais para o atendimento à comunidade escolar.

A ação é mais uma entre as promovidas pela Prefeitura nesse período de aulas remotas. Além da compra do novo mobiliário, os serviços de manutenção e roçagem nas unidades também tiveram atenção especial ao longo desse período, de modo a garantir o bom funcionamento e atender a todos os alunos da rede municipal de educação.

“O mobiliário também tem uma função pedagógica importante. Ele tem uma representação não só estética, mas também uma motivação de aprendizagem. Utilizamos esse momento em que estamos sem aulas presenciais para aproveitar e melhorar a nossa infraestrutura, e o mobiliário entra nesse quesito. No tempo oportuno, retornando as aulas presenciais, os alunos e toda a comunidade escolar poderão usufruir da escola com mais estrutura e melhor organizada”, enfatizou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.