Programa Caminhos para Cidadania inicia mais um ano de parceria com a Prefeitura de Hortolândia Destaque

Nesta segunda-feira (19/04), teve início mais uma edição do “Programa Caminhos para a Cidadania” do Instituto CCR e CCR Autoban. O projeto que existe há mais de dez anos no município faz parte de uma parceria da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, com a concessionária CCR Autoban e o Instituto Crescer. O programa tem como objetivo contribuir com a formação cidadã de alunos do 1° ao 5º ano do Ensino Fundamental.

No formato de ensino a distância (EAD), o curso busca trazer reflexões acerca de temas como cidadania, diversidade, educação financeira, segurança no trânsito, meio ambiente, entre outros. A ideia do programa é trabalhar as temáticas com professores para que eles multipliquem os saberes com os alunos e a comunidade escolar através de atividades e projetos nas escolas.

O curso, oferecido como um convite aos professores das unidades escolares, recebeu mais de 300 inscrições neste ano. As atividades do projeto são desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo. Atualmente 34 escolas da rede municipal de educação participam do programa.

De acordo com a coordenadora municipal responsável pelo projeto Carla Borrego Varani, além das temáticas recorrentes, neste ano, o projeto também abordará questões para refletir o contexto atual de isolamento social. “O curso vem para agregar conhecimentos pensando nesse momento de pandemia. Assim, além de trabalharmos o trânsito e meio ambiente, os temas irão abranger as competências sócio emocionais e cidadania digital, sabendo que hoje, mais do que nunca, precisamos uns dos outros para passarmos por esse momento tão desafiador em nossas vidas. O curso vem apoiar os profissionais em seu processo de formação continuada e, assim, eles poderão transmitir aos alunos os conhecimentos adquiridos neste tempo,” ressalta a coordenadora.