“Prática pedagógica” será debatida por profissionais da educação de Hortolândia nesta segunda-feira (18/10) Destaque

Aberto ao público, evento da Prefeitura busca contribuir para a construção do currículo próprio da Educação no município

A “Prática pedagógica: ensinar e aprender” é o tema da quarta sessão formativa, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, com vistas à construção participativa do currículo da Educação do município. O evento, que acontece nesta segunda-feira (18/10), às 19h, é aberto a toda a comunidade escolar, sendo voltado a profissionais do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação. Para acompanhar a discussão, basta acessar o seguinte link:  www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia.

O encontro terá a participação da pedagoga Rúbia Cristina Cruz, membro do GEPEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O evento, mediado pelo educador e sociólogo César Callegari, será transmitido ao vivo pelo YouTube, por meio do canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura, onde poderá ser consultado mesmo após a realização do bate-papo.

A criação do currículo próprio para a rede municipal é parte integrante da proposta da educação, na atual gestão: "Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade". A partir das experiências e dos saberes, a ideia é construir uma rede ativa e participativa para a educação no município. A ação beneficiará mais de 26 mil alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Saiba um pouco mais sobre a convidada:

A Profa. Rúbia Cristina Cruz é pedagoga formada pela PUC-Campinas (1993), Mestre (2004) e Doutora (2012) pela Unicamp. Cursou Magistério pela EEPSG Carlos Gomes (1986). É Diretora Educacional Aposentada (2020) pela PMCampinas e Professora Universitária em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Atuou como Professora, Orientadora Pedagógica, Diretora Educacional na Educação Básica, e como Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Campinas (2003-2004), como Representante Regional da Região Sudoeste (2002) e Leste (2005) de Campinas, assessora da Coordenadoria do Ensino Fundamental e Supletivo (2001), do Gabinete da Secretaria de Educação (2003), Assessora de Currículo e Programas (2012). Coordenou a Pós-Graduação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Campus São José e Liceu (2012 a 2015). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada – GEPEC/Unicamp (desde 1997).