Conheça as atrações da 11ª edição do Hortolendo, que começa neste domingo (07/11) Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Política pública de incentivo à leitura terá diversas ações ao longo do mês, com atividades nas escolas e formações remotas via YouTube

Um dos mais esperados eventos promovidos pela Prefeitura de Hortolândia começa neste domingo (07/11), às 10h: o Hortolendo, política pública municipal de incentivo à leitura que tem como ação mais visível a tradicional festa literária, realizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. A 11a edição terá formato híbrido, mesclando atividades presenciais nas 59 escolas da rede municipal com formações remotas, uma delas com o jornalista e escritor Inácio de Loyola Brandão e outra com a Profª Drª Tatiane Cosentino Rodrigues da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

O tema deste ano será “Territórios de Saberes: a leitura e seus afetos”. O vídeo de abertura será transmitido pelo canal da Secretaria no YouTube, disponível neste link: https://www.youtube.com/channel/UC-F2MM9SM5TOTOZW-ViOuqw.

As atividades nas escolas acontecem a partir desta segunda-feira (08/11) e vão até o dia 17, incluindo apresentações culturais, contações de histórias, conversas com escritores, distribuição de livros por segmento: Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Entre as ações remotas, a programação inclui a realização de três webinários, sempre às 19h, nos dias 11 (Inácio de Loyola) e 18 (UFSCar) deste mês.

O Hortolendo em formato híbrido, parte remota e parte presencial, segue os moldes do já conhecido “Hortolendo nas Escolas”. As atividades serão feitas deste modo para não causar aglomeração.

Anteriormente, o programa acontecia em duas frentes: a festa literária no domingo, em um dos parques da cidade (o Observatório Ambiental Parque Escola ou o Parque Irmã Dorothy) e a programação nas unidades escolares.

Já em 2020, primeiro ano da pandemia, o Hortolendo aconteceu de forma remota, no formato de sarau literário transmitido ao vivo, pelo canal da Secretaria no Youtube, e disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=HtsJqNa-rDI. O tema foi “Contos daqui e de acolá”.