Escritor Ignácio de Loyola Brandão é atração na 11ª Festa literária da Prefeitura de Hortolândia, nesta quinta-feira (11/11) Destaque

Webinário gratuito, voltado a profissionais da Educação, será transmitido pelo YouTube

“Como os professores podem inspirar e formar leitores”. Eis o tema a ser abordado, em palestra gratuita, pelo jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão, uma das atrações deste ano da programação do 11o. Hortolendo, política pública municipal de incentivo à leitura, realizada pela Prefeitura de Hortolândia. O webinário com o romancista acontece nesta quinta-feira (11/11), às 19h, em formato híbrido, presencial para convidados e com transmissão ao vivo pelo canal da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no YouTube. Para acompanhar a palestra, basta acessar o seguinte link:  www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia.

O evento presencial, no auditório do Colégio Adventista de Hortolândia, no Parque Ortolândia, reunirá diretores de departamento, profissionais do Centro de Formação de Profissionais em Educação “Paulo Freire” e gestores das unidades escolares, além de autoridades convidadas. A transmissão ao vivo é aberta a toda a comunidade, sem necessidade de inscrição prévia.

O Hortolendo 2021 tem como tema “Territórios de Saberes: a leitura e seus afetos”. A tradicional festa literária de incentivo e apoio à leitura é anual e mobiliza toda a equipe da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Neste ano, o evento se estende ao longo de novembro em formato híbrido, com agenda presencial nas 59 unidades escolares, que inclui distribuição de livros e contação de histórias, e programação remota, propondo aos participantes diversas atividades pedagógico-literárias e formativas gratuitas, com foco nos “Territórios de Saberes: a leitura e seus afetos”.

"É um imenso prazer receber um convidado tão especial para contribuir com o nosso evento, ele que escolheu Hortolândia para realizar sua primeira apresentação presencial, após o período de isolamento da pandemia. Este grande autor e convidado, nomeado Imortal pela Academia Brasileira de Letras, vai compartilhar conosco seus aprenderes e experiências", afirma o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Conheça um pouco mais o palestrante:

Ignácio de Loyola Brandão é um romancista, contista, jornalista brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Paulista de Letras. É Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e tem 47 livros publicados entre romances, contos, crônicas, viagens, obras infantis e uma peça teatral. É ganhador de seis Prêmios Jabutis, concedidos pela Câmara Brasileira do Livro, e do Prêmio Juca Pato da União Brasileira de Escritores como Intelectual do ano em 2019. Um de seus livros mais conhecidos, o romance “Não Verás País Nenhum”, traduzido para mais de nove idiomas, chegando a 29 edições, recebeu neste ano de 2021 uma edição comemorativa de 40 anos. Ainda neste ano, Ignácio de Loyola Brandão foi eleito personalidade literária do ano pelo Prêmio Jabuti, uma das maiores referências literárias do país.