Webinário gratuito sobre “Articulação entre Educação Infantil e Ensino Fundamental”, nesta segunda-feira (22/11) Destaque

Prefeitura promove sessão formativa, aberta ao público, para contribuir com a construção do currículo próprio da Educação no município

Profissionais da Educação da rede municipal de Hortolândia participam, nesta segunda-feira (22/11), às 19h, da 5ª sessão formativa do Ensino Fundamental, promovida pela Prefeitura com vistas à construção participativa do currículo próprio da Educação Municipal. O encontro on-line, aberto à comunidade em geral, traz de volta à discussão a Prof.ª Suely Amaral Mello, da Unesp/Marília (Universidade Estadual de São Paulo), desta vez com foco no Ensino Fundamental. Ela falará sobre “Articulação entre Educação Infantil e Ensino Fundamental”. Na 2ª sessão formativa da Educação Infantil, a convidada já havia abordado as “As múltiplas linguagens e a inserção na cultura escrita”.

Para assistir o webinário basta acessar a página da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no YouTube, neste link: www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia. A sessão formativa, voltada aos profissionais do Ensino Fundamental, contará com a mediação do educador e sociólogo César Callegari.

A criação do currículo próprio para a rede municipal é parte integrante da proposta da educação, na atual gestão: "Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade". A partir das experiências e dos saberes, a ideia é construir uma rede ativa e participativa para a educação no município. A ação beneficiará mais de 26 mil alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Construção Participativa

Para garantir a participação de todos os profissionais da educação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, conta com um espaço virtual exclusivo, dentro do Portal Educação na Rede, o “Currículo de Hortolândia”, para a construção do currículo próprio. A ferramenta acolhe todas as contribuições de professores, educadores, coordenadores, entre outros profissionais, através do envio de documentos e participação de fóruns de discussões sobre os temas apresentados nos ciclos formativos.

Dentro do espaço virtual é também possível acompanhar o calendário dos encontros on-line, obter material de apoio e submeter relatórios coletivos e/ou individuais que receberão certificação de até 30 horas. Para acessar, clique no  link: https://portaleducacao.hortolandia.sp.gov.br/index.php/curriculo-hortolandia.

Saiba mais sobre a convidada

A Profa. Suely Amaral Mello, da Unesp de Marília, é formada em Letras Modernas pela Universidade Estadual Paulista (1975), tem mestrado e doutorado em Educação pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp/Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, aquisição da escrita, relação teoria e prática, formação de professores e práticas educativas com crianças de 0 a 10 anos. É vice-líder do grupo de pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" e co-coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil Teoria e Práticas. Atualmente assessora a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e é Presidente da Anebhi (Associação Nacional de Educação Básica Híbrida) desde julho de 2020 e Pesquisadora “hors concours” da Cátedra de Educação Básica Alfredo Bosi do IEA/ USP (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/Universidade de São Paulo) 2021/2022.