Representatividade negra na literatura infantil é tema de webinário em Hortolândia, nesta quinta-feira (18/11) Destaque

Palestra gratuita, promovida pela Prefeitura dentro da programação do Hortolendo, começa às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube

Na segunda semana de atividades do Hortolendo 2021, política pública municipal de incentivo à leitura, a Prefeitura de Hortolândia promove, nesta quinta-feira (18/11), às 19h, um webinário gratuito que enfoca os “personagens negros e a literatura infantil no espaço escolar”. O tema será desenvolvido por duas pesquisadoras da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), instituição pública de ensino superior parceira da Prefeitura: a Profa. Ms. Maria Fernanda Luiz e a Profa. Ayodele Floriano Silva, integrantes do Neab (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros)/UFSCar.

O evento, realizado para convidados na plataforma Zoom, terá transmissão ao vivo pelo YouTube, por meio do canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, disponível neste link: www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia. Interessados em receber o certificado de participação devem acompanhar a transmissão da palestra e preencher o formulário, que será disponibilizado no chat ao longo do encontro. É possível enviar pelo chat perguntas e comentários que serão respondidos conforme a disponibilidade de tempo das palestrantes.

O 11º Hortolendo tem como tema “Territórios de Saberes: a leitura e seus afetos”. A tradicional festa literária de incentivo e apoio à leitura é anual e mobiliza toda a equipe da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Nesta edição, o evento se estende ao longo do mês, em formato híbrido, com agenda presencial nas 59 unidades escolares, que inclui distribuição de livros e contação de histórias, e programação remota, propondo aos participantes diversas atividades pedagógico-literárias e formativas gratuitas como esta, com foco nos “Territórios de Saberes: a leitura e seus afetos”. No último dia 11, houve o primeiro webinário, com o jornalista e escritor Inácio de Loyola Brandão, sobre “Como os professores podem inspirar e formar leitores”.

Saiba mais sobre as convidadas:

Maria Fernanda Luiz é vice-diretora Educacional na Prefeitura Municipal de Campinas, doutoranda em educação pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da UFSCar e pesquisadora do Neab/UFSCar.

Ayodele Floriano Silva é Professora da Educação Infantil da rede particular da cidade de São Carlos, mestranda em educação pelo PPGE/UFSCar e pesquisadora do Neab/UFSCar.