Alunos da rede municipal de Hortolândia participam de prova do Saeb Destaque

Avaliação nacional, elaborada pelo Inep do Governo Federal, será aplicada até o dia seis de dezembro

Alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental das escolas municipais de Hortolândia participam, a partir desta segunda-feira (22/11), da aplicação da prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) 2021. A avaliação, realizada em todo país pelo governo federal, com apoio das prefeituras, é elaborada pelo INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Em Hortolândia, a prova será aplicada entre 22 de novembro a 06 de dezembro, com a participação de 2.745 alunos. A média das proficiências de Língua Portuguesa e Matemática obtida no exame, bem como o rendimento escolar são indicadores que compõem o IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico).

Segundo a secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a realização das provas é feita em horário de aula. Nos testes de alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental, são avaliadas habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e matemática (resolução de problemas). Os alunos de 9º ano das escolas públicas poderão responder também questões de ciências da natureza e ciências humanas.

Além do exame aplicado aos alunos, o Saeb também coleta dados através de questionários eletrônicos respondidos por secretários municipais de educação e diretores de escolas. Os questionários dos diretores abordam aspectos relacionados ao perfil e à experiência dos gestores escolares, além de contemplar as atividades desenvolvidas, os recursos disponíveis e a infraestrutura das escolas. No caso dos secretários, as perguntas se referem ao funcionamento das redes de ensino. O prazo para enviar as respostas no questionário eletrônico, neste caso, vai até 23 de dezembro.

A prova é realizada para atender à demanda dos gestores públicos, educadores, pesquisadores e da sociedade em geral por informações sobre o ensino oferecido em cada município e escola. O objetivo da avaliação, realizada a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, é gerar dados e indicadores para auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar, no estabelecimento de metas e na implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino.