Webinário enfoca "Percurso da construção das diretrizes curriculares de Hortolândia" Destaque

Aberto ao público, evento online promovido pela Prefeitura é nesta segunda-feira (06/12), às 19h

Às vésperas de entregar oficialmente o currículo próprio da Educação Municipal, em evento presencial marcado para a noite desta quinta-feira (09/12), a Prefeitura de Hortolândia promove, nesta segunda-feira (06/12), às 19h, o último webinário do ano sobre o tema, após nove encontros virtuais, um de abertura, quatro voltados à Educação Infantil e quatro ao Ensino Fundamental. Voltado aos profissionais da rede municipal de Ensino, o evento sobre o "Percurso da construção das diretrizes curriculares de Hortolândia" é aberto ao público, com transmissão ao vivo pelo YouTube e pode ser acompanhado por meio deste link:  www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia.

Cinco profissionais da Educação conduzirão o bate-papo, desta vez: o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes; o educador, sociólogo e consultor contratado César Callegari, que mediou os webinários anteriores; o profissional da rede Donizeti Chagas de Faria e as convidadas Sônia Larrubia e Eliane Aguiar.

A criação do currículo próprio para a rede municipal é parte integrante da proposta da educação, na atual gestão: "Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade". A partir das experiências e dos saberes, a ideia é construir uma rede ativa e participativa para a educação no município. A ação beneficiará mais de 26 mil alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Construção Participativa

Para garantir a participação de todos os profissionais da educação, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura conta com um espaço virtual exclusivo, destinado à construção do currículo próprio. Ele fica dentro do Portal Educação na Rede, o “Currículo de Hortolândia”, disponível neste link: https://portaleducacao.hortolandia.sp.gov.br/index.php/curriculo-hortolandia.

A ferramenta acolhe todas as contribuições de professores, educadores, coordenadores, entre outros profissionais, através do envio de documentos e participação de fóruns de discussões sobre os temas apresentados nos ciclos formativos.

Dentro do espaço virtual é também possível acompanhar o calendário dos encontros on-line, obter material de apoio e submeter relatórios coletivos e/ou individuais que receberão certificação de até 30 horas.

Afirma a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no espaço: “O currículo será construído e permeado na identidade, territorialidade, diretrizes e orientações que representem e articulem de forma planejada e dialógica os saberes e aprenderes que emergem do cotidiano escolar, de modo a assegurar os direitos de aprendizagem de nossas crianças, jovens e adultos ao conhecimento humano, cultural, artístico, científico e tecnológico. Esse é um momento de reflexão, questionamento e de valorizarmos nosso pertencimento a esta rede de ensino, com ênfase numa educação de qualidade. Nesse processo, vamos olhar a escola de perto, a trajetória da educação pública em Hortolândia, a complexidade da educação escolar, nossas condições concretas e organização interna. É imprescindível a participação de todos os servidores desta rede municipal, por meio do diálogo, história, singularidade e vozes para a efetivação de um processo formativo importante e necessário. Por isso, convidamos a todos os envolvidos da comunidade escolar, a participar dos momentos de discussões na escola, das sessões formativas e respondendo as questões neste portal. Todas essas contribuições serão analisadas, utilizadas para reflexão e diálogo e comporão a escrita do nosso currículo municipal”.