Hortolândia recebe minuta de currículo municipal próprio, construído de maneira participativa Destaque

Documento foi entregue à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, nesta segunda-feira (20/12)

A construção democrática e participativa do currículo municipal próprio da Educação de Hortolândia ganha forma. Na segunda-feira (20), o presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada, César Callegari, entregou nas mãos do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, a primeira minuta do documento, que tem mais de 400 páginas. O material foi estruturado e compilado a partir das contribuições surgidas em grupos de trabalho, formações e contribuições enviadas pelos profissionais da rede municipal de ensino, pessoalmente ou via internet.

Após a entrega da minuta, o documento estará disponível para consulta e apontamentos no início do próximo ano letivo, no espaço virtual exclusivo existente no Portal Educação na Rede, o mesmo que já vem sendo utilizado como ferramenta para a construção do currículo, de maneira participativa. Basta acessar este link: https://portaleducacao.hortolandia.sp.gov.br/index.php/curriculo-hortolandia.

A criação do currículo próprio para a rede municipal é parte integrante da proposta da educação, na atual gestão, "Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade", e beneficia diretamente mais de 26 mil alunos matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Alegrias e desafios

Para os profissionais da rede municipal de Educação participar desta experiência foi ao mesmo tempo gratificante e desafiador.

“Foi uma experiência muito interessante, que me levou a diversas reflexões, buscas por respostas, por meio das palestras ofertadas pela Secretaria de Educação e dos textos disponibilizados pelos palestrantes. Contribuiu com novos saberes, necessários para inovar e transformar uma educação que está em constante mudança”, avalia a educadora infantil Lídia Santana, da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Luíza Vitória Oliveira Cruz.

“Durante a construção do currículo houve o momento de aprender mais e compartilhar experiências, participando efetivamente de todo o processo. Isso muda a forma de pensar de toda uma comunidade, pois, ao estar inserido, o sentido de pertencer é evidenciado e te faz responsável pela caminhada”, pondera a assistente de direção da Emef Renato da Costa Lima, Luciana Aparecida Avelar.

“Pensar a educação, tendo por base a realidade do nosso município, é fundamental para que as peculiaridades de nossas crianças sejam realmente vistas. Educação é movimento e para este movimento ser ativo é necessário ter olhar sob todas as perspectivas possíveis. Ter um currículo realmente nosso é olhar para nossas crianças, seus anseios e potencialidades e caminhamos para seu desenvolvimento pleno, fundamental para garantir um futuro brilhante a elas”, afirma a coordenadora pedagógica da Emei Jardim Amanda II, Renata Cordeiro.

Nova etapa de participação

Mesmo após a entrega da minuta, o currículo permanece sendo construído coletivamente, com a nova etapa de participação e apontamentos que serão enviados pelos profissionais da Educação, a partir de fevereiro de 2022. Este fato, segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, permite que o documento esteja permeado na identidade, territorialidade, diretrizes e orientações que representam e articulam de forma planejada e dialógica os saberes e aprenderes que emergem do cotidiano escolar, de modo a assegurar os direitos de aprendizagem de nossas crianças, jovens e adultos ao conhecimento humano, cultural, artístico, científico e tecnológico.

“A construção do currículo municipal inaugura um projeto de cidade, de Educação, de relações, de percepções e de formação contínua dos profissionais desta rede municipal. É a materialização histórica do percurso desta importante rede de ensino construído a muitas mãos e sonhos. Hortolândia tem se destacado na RMC (Região Metropolitana de Campinas) com ações e políticas públicas significativas e de potente impacto na educação de nossas crianças, jovens e adultos. Com a produção das Diretrizes Curriculares, avançaremos em muitas ações para a continuidade da garantia dos direitos de aprendizagem de nossos munícipes”, destacou o supervisor educacional Donizeti Faria, responsável na rede por conduzir os trabalhos.

“Depois de todo o percurso colaborativo, fazendo rodas de conversas, sessões formativas e com a construção de todos os aprenderes e saberes, o currículo é absolutamente um marco para a Educação de Hortolândia. Finalizamos a primeira etapa e, agora, na segunda fase, a rede poderá degustar a minuta, fazer contribuições e trazer novos olhares sobre o documento. Consolidado, a partir de 2022, começaremos a implementar essa estrutura curricular. Toda a comunidade escolar será diretamente beneficiada com esta ação, pois fortalecerá as bases da Educação na nossa cidade”, ressaltou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.