Educação de Hortolândia é referência para cidades da região Destaque

Prefeitura recebeu, nesta segunda-feira (20/12) visita de comissão de Santa Bárbara d’Oeste para conhecer programas em andamento na cidade, na área educacional

Em Hortolândia, a educação pública disponibilizada pela Prefeitura é referência para municípios da região. Uma comissão de Santa Bárbara d’Oeste esteve na Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, nesta segunda-feira (20/12), para conhecer programas e projetos em andamento, na cidade. A assessora do prefeito Rafael Piovesan, Daniele Fornasari, e a gestora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação da cidade vizinha, Cláudia Daibello, foram recebidas pela diretora Fátima Colevate e membros do Departamento de Ciência e Tecnologia, Roberto Gomes de Onófrio e Marcelo Miquelini, bem como pelo supervisor educacional, Donizeti Chagas de Faria.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a comitiva veio conhecer o trabalho realizado no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, junto aos docentes e demais servidores da educação do município, disponibilizando formações gratuitas e de qualidade ao longo do ano, de acordo com o segmento de atuação: Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, buscavam informações sobre a parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em andamento desde 2020. O projeto acontece em quatro frentes: o curso de Pós-Graduação "Da Escola Pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e de trabalho”, remoto e online; grupo de ateliê biográfico; grupo de trabalho para acompanhar o andamento das pesquisas e o projeto-piloto de intervenção pedagógica em duas escolas municipais da rede, a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) São Sebastião II e a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Helena Futava Takahashi.

“A visita da equipe da educação do município de Santa Bárbara nos trouxe a oportunidade de compartilharmos nossas experiências e os projetos em andamento junto à rede educacional e, ao mesmo tempo, conhecer e aprender com as ricas vivências que elas trouxeram. Na educação pública, é fundamental contribuir para a disseminação de experiências exitosas, que visem inovação e um novo jeito de educar. Acreditamos no poder transformador da educação. Neste sentido, temos trabalhado e buscado parcerias que fortaleçam e contribuam com o trabalho de todos os profissionais da educação”, afirma a diretora de Ciência e Tecnologia, Fátima Colevate.