Jornada Pedagógica 2022 recebe desenhista e escritor Mauricio de Sousa Destaque

Evento gratuito, transmitido pelo YouTube nesta quarta-feira (02/02), marca o início das atividades escolares no município

A “Educação como Conceito de Integralidade” é tema da tradicional Jornada Pedagógica de 2022, promovida pela Prefeitura de Hortolândia. O encontro on-line acontece nesta quarta-feira (02/02), às 18h. O evento recebe como convidado o desenhista, escritor e criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, via transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no YouTube. O autor participará de uma entrevista realizada pelo Supervisor Educacional do Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, Donizeti Chagas de Faria. ara acompanhar a Jornada, basta acessar o seguinte link: www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia.

A abertura do evento, que marca o início do calendário escolar no município, será feita pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, com presença também de convidados e autoridades. Ele dará as boas-vindas aos participantes no momento de acolhimento aos profissionais que retornam do período de férias para o planejamento escolar, ao longo desta semana.

A Jornada Pedagógica, realizada de maneira remota para preservar a saúde dos participantes, reunirá mais de 2 mil profissionais de educação, sendo diretores de departamento, gestores escolares, supervisores educacionais e coordenadores pedagógicos do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, professores, educadores, além de convidados. A transmissão ao vivo é aberta a toda a comunidade, sem necessidade de inscrição prévia.

Para receber o certificado de participação na Jornada os participantes devem acompanhar a transmissão ao vivo e preencher o formulário que será disponibilizado no chat ao longo do evento. É possível enviar, também pelo chat, perguntas que serão respondidas, conforme a disponibilidade de tempo do palestrante.

“A Jornada Pedagógica é um momento de acolhida para a rede considerando que a educação municipal passou por um processo muito importante no ano passado que é a construção colaborativa do currículo próprio. Então a jornada esse ano vem com a proposta de fazer uma reflexão sobre as nossas experiências, sobre as nossas estações de vivência, sobre a nossa aprendizagem , sobre tudo o que a gente construiu ao longo da trajetória da educação hortolandense. Nós vamos ter um convidado que dispensa apresentações, um nome internacional quando se fala de educação infantil, quando se fala da importância da representação, da leitura e do diálogo. Seremos presenteados com essa palestra que dará o início das atividades deste ano”, ressalta o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Conheça mais sobre o Convidado

Mauricio de Sousa é desenhista, empresário, o mais premiado autor brasileiro de quadrinhos e membro da Academia Paulista de Letras. Nasceu em 27 de outubro de 1935, numa família de poetas e contadores de histórias em Santa Isabel, no interior de São Paulo. Ainda criança, mudou-se para Mogi das Cruzes, onde descobriu sua paixão pelo desenho e começou a criar os primeiros personagens. Com 19 anos, foi para São Paulo tentar trabalhar como ilustrador na Folha da Manhã (hoje Folha de S.Paulo). No entanto, conseguiu apenas uma vaga de repórter policial.

Em 1959, publicou sua primeira tira diária, com as aventuras do garoto Franjinha e do seu cãozinho Bidu. As tiras de Mauricio de Sousa espalharam-se pelos jornais de todo o país, levando-o a montar um estúdio que hoje dá vida a mais de 400 personagens.

Em 1970, lançou a revista Mônica e, em 1971, recebeu o mais importante prêmio do mundo dos quadrinhos, o troféu Yellow Kid, em Lucca, na Itália. Seguindo o sucesso de Mônica, outros personagens também ganharam suas próprias revistas, que já passaram pelas editoras Abril e Globo e atualmente estão na Panini.

Dos quadrinhos, eles foram para o teatro, o cinema, a televisão, a internet, parques temáticos e até para exposições de arte.