Prefeitura utilizará escolas para vacinar alunos da rede municipal contra Covid-19, a partir desta segunda-feira (07/02) Destaque

Em Hortolândia, até esta sexta-feira (04/02), pelo menos 3.728 crianças já haviam tomado a primeira dose da vacina contra o Coronavírus

A Prefeitura de Hortolândia começa, nesta segunda-feira (07/02), a vacinar crianças de cinco a 11 anos de idade, matriculadas na rede municipal de ensino. A ação “Turminha Sabida” vai até o dia 19 de fevereiro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e será feita nas próprias escolas, com equipes rotativas (veja cronograma abaixo), beneficiando cerca de 17 mil estudantes, de acordo com a Secretaria de Saúde, responsável pela imunização.

Durante a Campanha de Vacinação nas escolas não haverá aulas. Porém, os profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia retorrnam normalmente às atividades na próxima semana, seja realizando planejamento pedagógico, seja auxiliando na organização dos espaços escolares onde haverá aplicação da vacina. A ação antecede o início do ano letivo, marcado para 21 de fevereiro.

Ao longo das duas semanas de atendimento, a equipe de vacinação percorrerá 23 unidades escolares, as “escolas polo”, atendendo também estudantes de unidades próximas. Nesta segunda-feira (07/02), a vacinação acontecerá na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jd. Santa Esmeralda, onde serão atendidos 263 alunos, parte da própria escola e outra parte da Emeief Bairro Três Casas; e na Emef Prof. Cláudio Roberto Marques, onde serão vacinados 624 estudantes da unidade e também da Emeief Jd. Santa Amélia Humberto de Amorim Lopes. Já na terça-feira (08/02), a equipe estará na Emef Profa. Patrícia Maria Capelato Basso, no Jd. São Sebastião, beneficiando também alunos da Emei Residencial São Sebastião II e da Emei Jd. Novo Cambuí. Neste dia, a previsão é atender 807 alunos.

O calendário completo da primeira semana de vacinação nas escolas está publicado abaixo, bem como a relação de escolas que serão atendidas na segunda semana. Cada escola da rede enviará mensagem aos pais e responsáveis,informando horário e local de vacinação.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a vacinação deve ser feita na escola em que o aluno está matriculado ou na unidade polo da região. Se o estudante perder o período de vacinação não poderá ir a outra escola se vacinar. Neste caso, deve se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) da região onde mora.

Para se vacinar, o aluno precisará estar acompanhado do pai, da mãe ou de um responsável; levar CPF ou cartão Cidadão (SUS). O pai, a mãe ou o responsável pela criança deverá apresentar Carteira de Identidade (RG) ou algum documento com foto. Caso a criança compareça acompanhada de adulto que não seja pai, mãe ou responsável, este deverá trazer termo de autorização, assinado por pai, mãe ou responsável, para que a criança seja vacinada. O termo está disponível no site da Prefeitura por meio deste LINK ou, em versão impressa, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o município já imunizou 3.728 crianças, até esta sexta-feira (04/02). Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a população na faixa etária de cinco a 11 anos do município é de 26.427 crianças. A vacinação específica para esta faixa etária acontece de segunda a sexta-feira, nas UBSs.Neste final de semana, a Prefeitura realiza o mutirão da vacina para crianças de cinco a 11 anos, em duas unidades de saúde: as UBSs Dom Bruno Gamberini e Jd.Rosolém.

ORIENTAÇÕES

A Secretaria de Saúde solicita que, no dia de tomar a vacina, o acompanhante leve a carteira de vacinação da criança para verificar se ela está atualizada. Caso tenha recebido alguma outra vacina há poucos dias, a criança somente será imunizada contra a COVID-19, após 15 dias.

Confira as unidades da rede municipal beneficiadas pela “vacinação nas escolas”:

1a. semana (07 a 12/02)

segunda-feira, 07/02 -

Emeief Jd. Santa Esmeralda + Emeief Bairro Três Casas

Emef Prof. Cláudio Roberto Marques + Emeief Jd. Santa Amélia Humberto de Amorim Lopes

terça-feira, 08/02 -

Emef Profa. Patrícia Maria Capelato Basso + Emei Residencial São Sebastião II + Emei Jd. Novo Cambuí

quarta-feira, 09/02 -

Emeief Luiza Vitória Oliveira Cruz

Emef Profa. Janilde Flores Gaby do Valle + Emeief Sebastiana das Dores Moura (Vila Real)

quinta-feira, 10/02 -

Emef Tarsila do Amaral + Emei Jd. Amanda II