Prefeitura contrata empresas para fazer limpeza, roçagem e manutenção em escolas municipais de Hortolândia Destaque

• Escrito por  Departamento de Comunicação

Objetivo é compor cronograma para que serviços atendam todas as unidades de ensino, uma vez por mês

No próximo mês, as escolas municipais de Hortolândia receberão uma força tarefa para garantira o reforço da limpeza, roçagem de mato e manutenção predial. Nesta semana, a Prefeitura concluiu o processo licitatório para contratação de empresas prestadoras de serviços de limpeza e roçagem. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o processo de licitação para contratar um responsável por manutenção predial está em fase de homologação.

Desde o início do ano, para garantir mais conforto e segurança a estudantes, profissionais da educação e familiares, a Administração Municipal mobilizou um mutirão, formado por servidores da Secretaria de Serviços Urbanos e do setor de Manutenção Escolar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Entre os dias 18 e 24 deste mês de fevereiro, as equipes de Serviços Urbanos roçaram e limparam 22 escolas da rede municipal de ensino. No mesmo período, as equipes da Educação cuidaram de 14 escolas. Juntas, já atenderam 36 escolas, dentre as 59 da rede municipal. Durante o feriado de Carnaval, o serviço realizado pela Educação continua, para limpar e roçar as 23 escolas faltantes na rede municipal de ensino.

“Desde o ano passado, já vínhamos com uma licitação para ter um contrato permanente de roçagem e limpeza de mato, poda de árvores, porque as escolas são equipamentos grandes, têm uma estrutura não só de construção, mas também de área em volta. São áreas abertas, que têm mata verde. Porém, houve duas licitações fracassadas e isso atrasou o nosso cronograma. Não pudemos contratar em caráter emergencial, pois o Tribunal de Contas entende que, se abriu licitação, não podemos contratar emergencialmente. É preciso finalizar o processo licitatório. Por isso, houve o atraso, mas conseguimos rapidamente resolver isso com a Administração e o contrato já foi assinado. A empresa de roçagem começou o trabalho na terça-feira (22/02), podendo somar à nossa estrutura de manutenção própria. Com esse novo contrato, faremos uma organização melhor do trabalho, com um cronograma. As escolas que passaram agora por roçagem e limpeza de mato, no mês que vem, vão passar de novo e assim todo mês, mantendo o trabalho”, explica o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.