Companhia BuZum! ensina a estudantes de Hortolândia respeito à natureza em peça teatral Destaque

Espetáculos acontecem, nesta sexta e segunda-feira (08 e 11/04), na Emef Jardim Boa Esperança José Roque de Moura

Estudantes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Boa Esperança José Roque de Moura tiveram, nesta sexta-feira (08/04), uma aula diferente, em forma e conteúdo, sobre ecologia e respeito ao ambiente que nos cerca. Mais de 500 alunos, dos quartos e quintos anos, saíram das salas habituais para assistir, no pátio da escola, ao espetáculo teatral “O Grande Perigo”, encenado pela companhia BuZum!, já conhecida na rede municipal por montar um palco dentro de um ônibus adaptado.

Para respeitar as medidas sanitárias ainda vigentes em tempos de pandemia do Coronavírus, a companhia fez algumas mudanças. Montou o palco fora do ônibus, em uma estrutura ampla, de modo a preservar a saúde de atores e do público e, ao mesmo tempo, capturar a atenção dos pequenos para contar, com o auxílio de enormes bonecos, as aventuras e os perigos da pequena tartaruga marinha Tata, a procura da mãe. A tartaruguinha vence inúmeros perigos para salvar a si mesma e à mãe, dentre eles um mar repleto de lixo e objetos plásticos.

“Eu amei o teatro. Gostei de todas as partes. Falava sobre não deixar lixo no chão nem no mar”, comentou o estudante Leandro Eduardo, do 4º ano A. Além de assistir ao espetáculo, cada aluno levou para casa um livro, no formato de história em quadrinhos, com a mesma história; os professores receberam um kit contendo um exemplar também, com uma série de atividades propostas para usar com a turma, e uma caixa com um teatro de dedoches.

O espetáculo, financiado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet, e pelo Instituto CCR, no trecho da CCR AutoBAn, conta com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Outras sessões serão apresentadas, na mesma escola, nesta segunda-feira (11/04), pela manhã e também à tarde. A companhia BuZum! é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores.

“Hoje pudemos apreciar a peça ‘O grande perigo’, que trata sobre os perigos no fundo do mar e a conscientização sobre o respeito e a preservação da natureza, tema tão importante e atual. A peça também possibilitou aos alunos conhecerem os animais marinhos, compreender que é necessário um descarte consciente de resíduos tanto nas ruas quanto nas praias e também uma consciência socioambiental. As crianças participaram e ficaram bem empolgadas”, afirma a coordenadora pedagógica Carla Borrego Varani.

“Os alunos gostaram muito, porque passou uma mensagem muito importante sobre a preservação e reciclagem, numa linguagem fácil, de bom entendimento. Eles aprenderam sobre a preservação das águas, dos mares e dos animais”, ressalta a professora do 4º ano A, Jânia Ferreira Santos.