“Inclusão, Equidade e Qualidade” são temas da etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação em Hortolândia Destaque

Evento presencial aconteceu, na noite desta terça-feira (12/04), na Emef Marleciene P. Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, reunindo profissionais da rede municipal de ensino

Profissionais da rede municipal de Hortolândia participaram, na noite desta terça-feira (12/04), da etapa municipal da IV Conae (Conferência Nacional de Educação). A reunião é preparatória para a etapa nacional do evento, que é coordenado pelo FNE (Fórum Nacional de Educação) e acontecerá em novembro deste ano. De acordo com os organizadores, nesta conferência busca-se colher, junto à sociedade brasileira, aspirações e expectativas que contribuam para a elaboração e implementação, junto com os Poderes Executivo e Legislativo, de políticas públicas na área da Educação. No município, o evento tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Neste ano, o tema em debate, em todas as esferas de discussão, é “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. Na etapa local, ele foi abordado pela psicóloga e professora Cenise Monte Vicente, mestre em Psicologia Social (USP), ex-secretária municipal de Promoção Social de Campinas e autora do “Guia de Promoção de Resiliência” (1997) e outros projetos em educação. O evento aconteceu no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, e contou com a presença de cerca de 50 participantes, dentre elas o secretário-adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia, Renato Muccillo e diretores da pasta.

“Agradeço as presenças de todos, ressaltando e reforçando o compromisso desta gestão em reconhecer e apoiar todos os espaços democráticos de debates, sobretudo, aqueles que têm como objetivo discutir políticas públicas de valorização e de defesa da qualidade da educação pública em todas as esferas", afirmou Muccillo.

Sobre a Conae

A Conae está prevista no 6º artigo da Lei 13.005/2014, sendo realizada a cada quatro anos. O objetivo da conferência é avaliar a execução do atual Plano Nacional de Educação e subsidiar a elaboração para os dez anos seguintes, sendo uma oportunidade de participar do desenvolvimento da educação nacional.

Os objetivos da IV Conae são:

I - Avaliar a implementação do PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do plano;

II - Avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais.

III – Conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.