Hortolendo 2022 será no dia 15 de maio Destaque

Profissionais da Educação da Prefeitura planejam festa literária municipal, que, neste ano, voltará a acontecer no mês de  aniversário de Hortolândia, nas escolas

Hortolândia ganhará, em maio deste ano, no aniversário de 31 anos, um grande presente: a tradicional Hortolendo, faceta mais visível da política pública municipal de incentivo à leitura, volta a compor a programação oficial de celebração da emancipação política do município. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a 12ª edição da festa literária será no terceiro domingo do mês, no dia 15, e acontecerá, das 10h às 14h, em todas as 59 escolas da rede municipal.

Anteriormente, a festa literária da Prefeitura acontecia em parques públicos, como o Oape (Observatório Ambiental Parque Escola, antigo Creape), no Jd. Santa Clara do Lago, e o Irmã Dorothy, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, sendo desdobrada depois nas escolas, em diversas atividades. Desta vez, a fim de valorizar a territorialidade escolar, todas as ações serão descentralizadas. Deste modo, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia acredita que promoverá a participação efetiva da comunidade local, assim como das crianças, jovens e adultos estudantes nas atividades propostas, dada a facilidade do itinerário do público ao local de cada evento.

O tema deste ano será “A leitura e seus afetos: a escola como espaço de encantamentos”. Entre os objetivos do evento estão o de ampliar a prática e o hábito da leitura, de modo a potencializar o repertório linguístico, textual e o conhecimento do mundo dos estudantes da rede municipal, assim como o de possibilitar e despertar o exercício da fantasia, imaginação, encantamento e beleza, através da leitura.

Como nas edições anteriores, está prevista a existência de praças de alimentação nas escolas e parcerias com outras secretarias municipais, como Cultura e Segurança/Guarda Municipal. De acordo com a comissão organizadora, haverá também a esperada doação de livros, no entanto, ela acontecerá durante a realização de outro evento literário, a ser divulgado posteriormente, que também irá compor as atividades do aniversário da cidade. Além das escolas próprias da Administração Municipal, escolas contratadas por meio do programa bolsa creche também foram convidadas a organizar o evento em suas unidades, com liberdade para definir as atividades literárias e culturais que serão desenvolvidas no dia do evento.