Banco de Alimentos de Hortolândia completa 15 anos nesta quarta-feira (27/04), em evento com a presença de Bela Gil Destaque

Culinarista fará palestra sobre alimentação saudável após apresentação das principais ações de Segurança Alimentar promovidas pelo órgão da Prefeitura

O Banco de Alimentos da Prefeitura de Hortolândia celebra 15 anos nesta quarta-feira (27/04). A cerimônia festiva, que contará com a presença da culinarista e apresentadora de TV Bela Gil, será às 14h, na Igreja dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida como Igreja dos Mórmons, localizada na Rua Waldiva Fernandes Duarte da Silva, 59, no Jd. Sumarezinho. Bela Gil fará uma palestra sobre “A importância da alimentação saudável e sustentável”.

Durante o evento, a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, fará a prestação de contas anual do Programa Banco de Alimentos e será exibido vídeo produzido pelo Núcleo de Comunicação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em alusão à data.

O Programa Banco de Alimentos é um equipamento público de alimentação e nutrição destinado a arrecadar, selecionar, processar, armazenar e distribuir gêneros alimentícios arrecadados por meio de doações e campanhas, além dos produtos adquiridos da agricultura familiar, oriundos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Estes alimentos são distribuídos gratuitamente às entidades que os repassam a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Atualmente, são beneficiadas 18 organizações sociais e 1.650 pessoas em Hortolândia.

Os bancos de alimentos fazem parte da estrutura operacional do SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e, em consonância com a meta de erradicação da pobreza extrema, atuam como equipamentos públicos multifuncionais, buscando potencializar a articulação com outras políticas sociais relevantes para o alcance da população mais vulnerável, por meio do desenvolvimento de ações de Geração de Trabalho e Renda, Formação Profissional e EAN (Educação Alimentar e Nutricional).

Sobre Bela Gil

De acordo com o site da culinarista (https://belagil.com/bela-gil/biografia/), "Bela Gil é mestra em Ciências Gastronômicas pela Universidade de Ciências Gastronômicas da Itália (Unisg), com ênfase no sistema global da alimentação. É bacharelada em nutrição pela Hunter College em Nova York. Em sua trajetória acadêmica, especializou-se em alimentação e nutrição holística, cursando Nutrição Ayurveda pelo Ayurveda Center of New York; Iridologia pelo New York Center for Iridology; Macrobiótica pelo Centro Internacional de Auto-Educação Vitalícia (CIAEV); Permacultura; Agroecologia e tornou-se Chef de cozinha pelo Natural Gourmet Institute em Nova York. Atualmente é vice-presidente do Instituto Brasil Orgânico (IBO), apresentadora, chef de cozinha natural, escritora, ativista e professora convidada do programa de pós-graduação online da PUC-RS".

SERVIÇO:

15 anos do Banco de Alimentos